Chuva inunda as pastagens, mas beneficia lavouras de café no ES
Agricultores do Espírito Santo enfrentaram um ano de pouca chuva. A situação começou a mudar nos dois últimos meses e, para muitos, a volta da chuva é um alívio, mas para outros, é sinônimo de preocupação.
Em vez de pasto, hoje o produtor só vê água; é assim que está parte do sul do Espírito Santo depois das fortes chuvas. O Vale do Orobó mais parece um pantanal.
Por dia, o criador José Mário de Freitas, tirava 150 litros de leite. Depois da chuva caiu para 90 litros e a tendência é diminuir ainda mais com a falta de pastagem. “Se a água não descer rápido talvez não dê tanto prejuízo, mas se demorar mais, vai dar prejuízo”, lamenta José.
As chuvas também causaram estragos nas estradas das áreas rurais, uma delas, por exemplo, ainda está debaixo d’água, algumas ficaram bloqueadas sem conseguir escoar a produção. O que já gerou uma queda de 30% na produção geral de leite do estado.
Leia a notícia na íntegra no site Globo Rural
0 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia