Café: Safras & Mercado estima colheita 2015/16 no Brasil em 95% até 08/09
A colheita de café da safra brasileira 2015/16 foi indicada em 95% até 08 de setembro. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. A colheita está atrasada em relação ao mesmo período do ano passado, quando 99% da safra 2014/15 estava colhida, e está também ligeiramente atrás da média dos últimos 5 anos, que para este período marca 96%. Houve avanço de 3 pontos percentuais em relação à semana anterior.
Tomando por base a última estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2015/16, de 50,4 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 47,79 milhões de sacas (95%) até 08 de setembro. A estimativa de safra é anterior ao início da colheita e, por isso, não reflete os problemas de granação e de “quebra de renda”. E uma nova sondagem só será feita após o término da colheita, observa o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach.
Barabach observa que a previsão é de chuvas para boa parte do cinturão cafeeiro, o que deve favorecer as floradas. Além do Norte do Paraná, São Paulo e Sul de Minas, as chuvas chegam no final de semana à Zona da Mata de Minas. As próximas duas semanas devem ser bastante úmidas, especialmente no norte do Paraná, no Vale do Paraíba e no Norte de São Paulo, onde os volumes acumulados podem chegar a 100 mm, segundo a Somar Meteorologia, adverte o analista.
A seguir, quadro detalhado com a estimativa de colheita da safra brasileira:
Fonte: Safras & Mercado
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)