OIC estima déficit no mercado global de café de pelo menos 8 mi sacas
(Reportagem de Nigel Hunt)
LONDRES (Reuters) - A Organização Internacional do Café (OIC) estimou nesta quinta-feira a produção global de café na temporada em 2014/15 em 141,9 milhões de sacas de 60 kg, queda de 3,3 por cento em relação à temporada anterior.
O organismo intergovernamental disse ainda, em uma atualização mensal, estar "confiante de que a safra atual, 2014/15, termine com um significativo déficit de pelo menos 8 milhões de sacas".
A OIC afirmou que é muito cedo para ter uma estimativa global para a produção em 2015/16, embora a previsão seja de queda no Brasil e possível recuperação na Indonésia e no Peru.
"Olhando para 2015/16, os primeiros indícios são de que a produção na Indonésia pode se recuperar um pouco desde que as condições climáticas continuem favoráveis", disse a OIC.
"No entanto, a crescente probabilidade de El Niño pode causar chuvas reduzidas nos próximos meses, o que poderia limitar um crescimento adicional da produção."
A OIC disse que são esperados reforços para combater a ferrugem da folha de café que poderiam levar a uma recuperação na produção do Peru em 2015/16.
O relatório observou, no entanto, que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) espera que a colheita no Brasil, o maior produtor do mundo, caia 2,3 por cento, para 44,3 milhões de sacas em 2015/16, com uma ligeira recuperação na safra do arábica superada por uma queda na produção de robusta.
0 comentário
Preços do café recuam na bolsa de NY em movimento de ajustes no início da tarde desta 5ª feira (26)
Café: preços do arábica iniciam sessão desta 5ª feira (26) com altas moderadas
Comércio de café do Vietnã está calmo em meio a feriados, chuva prejudica colheita
Café: Chuvas abaixo do esperado trazem suporte para alta do preço do arábica no fechamento desta 2ª feira (23)
Média diária de faturamento de café torrado tem alta de 86,2% nos quinze primeiros dias úteis de dezembro de 2024
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024