Café: OIC estima em relatório que consumo mundial pode chegar a 149,3 milhões de sacas
A Organização Internacional do Café (OIC) trouxe em seu relatório mais recente, do mês de março, divulgado nesta terça-feira (14), que a produção mundial de café na temporada 2014/15 deve atingir 141,9 milhões de sacas de 60 kg com déficit de pouco mais de 7,4 milhões de sacas em relação à demanda em 2014 e o consumo mundial da commodity pode chegar a 149,3 milhões de sacas.
O número é resultado de uma média anual de crescimento de 2,3% sobre os últimos quatro anos. Segundo a OIC, o forte crescimento na demanda neste período foi puxado pelos mercados emergentes, com média de 4,6% desde 2011, com consumo particularmente forte na Rússia, Coréia do Sul, Argélia e também Turquia.
Os países exportadores da commodity também aumentaram o consumo, com média de 2,6%. O Brasil consumiu 20,8 milhões de sacas em 2014, seguido pela Indonésia (4,2 milhões), Etiópia (3,7 milhões) e México (2,4 milhões).
Os mercados tradicionais de café como Estados Unidos, União Europeia e Japão, representam mais de 50% do consumo mundial, porém, com crescimento mais modesto, 1,5% ao ano.
A OIC também aponta em seu relatório que movimentos em direção ao consumo de cafés especiais e de máquinas individuais estão aumentando o valor da demanda mais do que o volume, apesar de os Estados Unidos e Canadá ainda estarem exibindo considerável ganho de mercado.
0 comentário
Café no varejo: vendas aumentaram 1.1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)
Valor bruto dos Cafés do Brasil produzidos na Região Sudeste totaliza R$ 62,24 bilhões no ano-cafeeiro de 2024
Segundo dia da Semana Internacional do Café destaca práticas sustentáveis na cadeia cafeeira
Mercado cafeeiro inicia 6ª feira (22) em queda com realização de lucros
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres