Rastreabilidade bovina contribui para agregar valor à carne brasileira
A rastreabilidade bovina é uma das ferramentas que vai contribuir para ampliar mercados e agregar valor à carne brasileira, avaliou o diretor executivo adjunto do Instituto CNA, Matheus Ferreira.
Ele participou do debate “Pecuária: rentabilidade, inovação e sustentabilidade”, na sexta (17), promovido pela Agrotic, série de eventos que busca disseminar o uso das tecnologias de informação, comunicação e da internet das coisas no campo brasileiro.
Ferreira abordou as iniciativas do Sistema CNA/Senar/ICNA para difundir a rastreabilidade animal, como a Assistência Técnica e Gerencial, a gestão dos protocolos de adesão voluntária e o desafio do Hub CNA Digital, que selecionou uma resposta tecnológica para identificação individual de bovinos.
“Com a Assistência Técnica e Gerencial, as propriedades conseguiram aumentar significativamente a taxa de lotação e margem bruta por hectare. Já com os protocolos podemos dar mais um passo em prol da rastreabilidade e elevar o número de animais identificados. Um diferencial em termos mercadológicos e competitivos para o setor.”
Ferreira explicou ainda que o Hub CNA Digital já selecionou a empresa que irá aprimorar uma solução para o desafio da rastreabilidade animal, lançado pelo Instituto CNA no final do ano passado.
“Será uma ferramenta para alavancar e estimular a identificação individual dos animais e facilitar o manejo. Vamos passar pelo menos um ano trabalhando com a startup , fazendo validação de campo e quem sabe torná-la uma realidade”.
No entanto, para que os produtores tenham acesso a essas soluções, Matheus Ferreira diz que "é necessário resolver os problemas de conectividade e ampliar os números da assistência técnica no campo."
0 comentário

Comitiva australiana visita fazendas no norte de MT e se impressiona com tecnologia e gestão da pecuária

Mesmo com tarifas mais elevadas, Estados Unidos devem seguir comprando carne bovina brasileira

Vendas de carne brasileira superam expectativas no primeiro trimestre, mas tarifaço traz incertezas

Carne Bovina: Compradores iniciam a semana reticentes e à espera de novidades sobre o tarifaço

Tarifaço de Trump pode ser positivo para carne bovina brasileira desde que não promova recessão global
Especialistas trazem diferentes pontos de vista sobre investimento na pecuária