Lançamento: Livro traz resultados de pesquisa que podem potencializar a pecuária sustentável na Amazônia
Ele traz dados científicos que podem promover a pecuária sustentável na região. São informações valiosas para o desenvolvimento de tecnologias e ações que sejam adaptadas à realidade do estado e que também podem ser adotadas em todo o Bioma Amazônia. A publicação integra temas relevantes que envolvem a tríade solo-planta-animal, agrega resultados de pesquisas da Embrapa e da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e pode ser acessada no endereço bit.ly/3Dbp9OZ.
Nos cinco capítulos deste e-book, produtores, técnicos e estudantes da área de ciências agrárias têm acesso a informações e práticas adequadas, mais eficientes e sustentáveis para a realização da atividade pecuária na região Amazônica. “As descobertas científicas que trazemos nessa obra nos permitem contestar algumas práticas do passado e redefinir o futuro dos sistemas agroalimentares no bioma Amazônia”, aponta a pesquisadora da Embrapa Rondônia Ana Karina Salman, que é uma das organizadoras deste e-book.
A pecuária é a principal atividade do agronegócio rondoniense e tem grande impacto econômico e social para a região. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2020), o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Rondônia para 2021 está estimado em 19,1 bilhões de reais, resultado 12,9% maior do que o obtido em 2020. Só em 2021, o VBP dos cinco principais produtos (bovinos, soja, milho, leite e café) corresponde a 92,8% do VBP de Rondônia. Desse montante, a bovinocultura corresponde a 57,4% do VBP rondoniense.
Rondônia é o principal exportador de carne bovina e produtor de leite da região Norte do Brasil. São atividades relevantes para o estado e a região, geram emprego e renda para a população. Mas são ações que também sofrem cobranças e punições do mercado, que exige a adoção de práticas sustentáveis de produção, com o uso eficiente de recursos naturais. Neste contexto, a pesquisadora Ana Karina Salman reforça o papel fundamental das instituições de pesquisa, ao disponibilizar conhecimentos científicos e tecnologias que permitam que essas atividades sejam executadas em harmonia com o meio ambiente e prevenindo as limitações impostas pelos extremos climáticos.
Para o pesquisador da Embrapa Rondônia, Luiz Pfeifer, também organizador desta obra, estão em andamento no estado importantes pesquisas com foco em solucionar problemas reais da produção bovina. “Esse livro mostra a força sinérgica dos elos de pesquisa, fomento e sistema de produção praticados em Rondônia”, afirma.
O professor da Unir e também organizador deste e-book, Jairo Schlindwein, destaca na obra questões relacionadas ao manejo dos solos no estado. Segundo ele após 20 a 30 anos de uso do solo com pastagens, percebe-se perda de qualidade de atributos físicos e químicos. “Provavelmente isto se deve ao manejo extensivo do gado, superlotação, pastejo quando o solo está com umidade acima da capacidade de campo, o que é muito comum na época de chuvas, que vai de novembro a maio”, explica. Ele complementa dizendo que os solos das regiões tropicais no Brasil, incluindo Rondônia, apresentam baixa fertilidade natural e com altas doses de corretivos e fertilizantes é possível aumentar a produção de forragens e melhorar a qualidade do solo.
Sobre o e-book
Reúne resultados do que há de mais recente em pesquisas desenvolvidas por professores e pesquisadores da Unir e da Embrapa Rondônia, integrados por meio do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA). Os capítulos trazem oportunidades para a exploração da pecuária na região Amazônia, assim como apresentam as características do solo e suas associações com as plantas forrageiras. Também oferecem alternativas para otimizar os indicadores produtivos com base na reprodução e no ambiente de criação dos animais.
O primeiro capítulo apresenta um panorama histórico do desenvolvimento da pecuária, tanto de leite quanto de corte, no Estado de Rondônia. O segundo e terceiro capítulos, mostram as características dos solos e a adubação das pastagens. Nos capítulos quarto e quinto, são oferecidas as tecnologias desenvolvidas para aprimorar a eficiência reprodutiva de rebanhos bovinos e as ações de manejo que podem reduzir o impacto negativo no estresse térmico sobre o desempenho animal.
Esta obra é fruto de esforços colaborativos de 23 autores, reúne 11 pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas em Rondônia e que podem ser extrapoladas para o bioma Amazônia. Esta obra foi contemplada no edital Nº 001/PROPESQ/DPG/2021 da Universidade Federal de Rondônia e editorada pela Editora da Universidade – EDUFRO.
Este e-book também faz parte de ações do projeto “Determinação de tecnologias voltadas para SAF’s, ILPF e recuperação de pastagens degradadas com potencial de aplicação para região amazônica”, que compõe o Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente.
Está vinculado ainda ao projeto “Relação entre as caraterísticas climáticas e as respostas fisiológicas de novilhas e vacas Girolando mantidas em pastagem no município de Porto Velho – RO”, que recebe recursos do Programa de Apoio à Pesquisa – PAP/Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia – FAPERO, Chamada Nº. 04/2018.
0 comentário

Mercado do boi gordo deve caminhar de forma lateralizada nas próximas semanas, com exportações sustentando preços

Evento deve ofertar mais de 27 mil animais para arremate neste sábado (26)

De olho na estação de monta, escolha de boa genética é decisiva

Curto prazo deve ser de mercado 'lateralizado' para os preços do boi gordo

Scot Consultoria: Preços da arroba estáveis nas praças paulistas

Radar Investimentos: Compradores priorizando negociações pontuais no mercado do boi gordo