Boi: Volume de animais abatidos no estado do Mato Grosso registrou avanço de 17,93% em outubro/21
O volume de animais abatidos no estado do Mato Grosso totalizou 386,38 mil cabeças em outubro/21, na qual registrou um avanço de 17,93% frente ao total abatido em setembro deste ano. De acordo com as informações do Indea-MT, o cenário de alta foi motivado, principalmente, pelo acréscimo de 32,03% de machos abatidos no período, uma vez que animais oriundos de confinamento foram ofertados com mais intensidade.
O abate de machos abatidos de 12 e 24 meses totalizou 114,29 mil cabeças, demonstrando um incremento de 52,50%, ante o mês anterior.Os animais originados em Mato Grosso enviados para outros estados totalizaram 6,96 mil cabeças, acréscimo de 15,30% no comparativo mensal.
“Para novembro, já é observada uma menor oferta de animais enviados para o abate, uma vez que o produtor tem retido boa parte deles no pasto na expectativa de melhora no preço da arroba, fator que pode resultar em queda no volume abatido em nov.21”, informou o instituto em seu informativo.
Com o aquecimento da demanda, o preço da arroba do boi gordo apresentou incremento mais intenso de 9,15% no valor da arroba ante a semana passada. Já a cotação das fêmeas também seguiu o cenário de alta e registrou uma valorização positiva de 8,94% ante a semana passada, na qual está precificada em R$ 268,97/@.
Relação de Troca Boi/Ureia
O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou que a relação de troca ureia/boi alcançou elevados patamares em 2021 na média mato-grossense, já que o preço da ureia registrou valorização mais intensa. “Nas últimas semanas a Rússia acompanhou a decisão da China, que devido à crise energética enfrentada pelo país asiático, delimitou um teto nas exportações de nitrogenados no intuito de contornar a situação de escassez no mercado interno. Devido a disso, o sal mineral proteinado, o qual contém a ureia como um de seus componentes, registrou um aumento de 35,61% nos últimos 12 meses”, reportou o IMEA.

Esse resultado é melhor analisado pela relação de troca ureia/boi, que apresentou uma constante valorização desde janeiro a setembro deste ano resultou em 13,30 arrobas necessárias para se adquirir uma tonelada de ureia. “Com esse movimento de alta da ureia, os pecuaristas precisam se planejar para o próximo período de seca e evitar um um cenário de relação de troca ainda mais apertada”, concluiu.
Confira o relatório completo AQUI.
0 comentário

Mercado do boi gordo deve caminhar de forma lateralizada nas próximas semanas, com exportações sustentando preços

Evento deve ofertar mais de 27 mil animais para arremate neste sábado (26)

De olho na estação de monta, escolha de boa genética é decisiva

Curto prazo deve ser de mercado 'lateralizado' para os preços do boi gordo

Scot Consultoria: Preços da arroba estáveis nas praças paulistas

Radar Investimentos: Compradores priorizando negociações pontuais no mercado do boi gordo