Com assessoria, fazenda do Pará consegue taxa de prenhez de quase 100%
Com um rebanho de 2.979 matrizes na estação de monta 2017/2018, a Fazenda Turmalina, em Mãe do Rio (PA), obteves taxa de prenhez de 92,8%, taxa de nascimento de 90,7% e uma taxa de desmama de 85,4%. Com ajuste na estratégia de suplementação, sob orientação da Premix, a fazenda obteve uma taxa de prenhez de 97,9 %, ou seja, um aumento de 5,1% pontos percentuais em 2018/2019.
Os bezerros machos atingiram o peso de desmama de 275 kg aos 8 meses, e as fêmeas 285 kg aos 8,5 meses, com consumo diário de aproximadamente 500 gramas de suplementação para ambos.
O peso médio da desmama foi 56,1% do peso médio das matrizes da propriedade. Já com a desmama de 2.545 animais, o resultado foi 238,5 kg de bezerro desmamado por vaca exposta durante a estação.
A propriedade, que pertence a João Carlos Aires Maranhão, chegou a esses resultados com os bezerros provenientes da estação 2017/2018, foram suplementados com PSAI Creep-Feeding aditivado com Fator P, a partir dos 40 dias de idade.
As matrizes multíparas e as nulíparas foram suplementadas durante a estação de monta 2018/2019 com o Premiphós Monta, já as primíparas foram suplementadas com o Campo Pré-monta, aditivado com Fator P, ambas até o diagnóstico de gestação. Durante o restante do ano foram suplementadas com Araguaia 80, aditivado com 20A.
A Fazenda Turmalina continua buscando uma evolução ainda maior nos índices zootécnicos que possuem influência direta nos seus resultados econômicos, como aumento da taxa de desmama, redução das perdas do nascimento à desmama, aumento do peso à desmama dos machos e redução do intervalo entre partos.
0 comentário
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo firme e subindo em São Paulo
Exportações de carne bovina avançam em receita e média diária até a quarta semana de novembro/24
EUA suspendem importações de gado mexicano após caso de bicheira
Preços da reposição sobem mais que boi gordo e quem adiou as compras já tem dificuldade para encontrar animais de cabeceira
Carina FIV do Kado, a vaca recordista mundial de valorização: R$ 24 milhões
Radar Investimentos: Arroba no mercado físico do boi gordo deve se sustentar na última semana de novembro