Boi MT: Abate de fêmeas cresce 26% em janeiro
De acordo com os dados do Indea-MT, o total de bovinos encaminhados para indústria em janeiro/16 foi de 413,07 mil cabeças, valor 6,6% maior em relação a dezembro/15, esta foi a maior quantidade abatida desde janeiro/15. O aumento observado se deu, exclusivamente, devido à elevação no abate de fêmeas de 26%, já que o abate de machos apresentou redução de 4% no mesmo período.
Embora estejamos passando por um período de retenção de fêmeas, tendo em vista a valorização do bezerro, esse acréscimo no abate das vacas é característico no início de ano, visto que os pecuaristas descartam parte das matrizes que não emprenharam após a estação de monta, devido ao custo de oportunidade de mantê-las no rebanho sem produzir. Diante disso, observa-se que a manutenção anual do rebanho, através do descarte de fêmeas que não emprenham, vem sendo utilizada como uma estratégia pelos pecuaristas do Estado.
Leia o boletim na íntegra no site do Imea
0 comentário
Scot Consultoria: A cotação subiu nas praças paulistas
Suspensão das compras do Carrefour na França vai impactar carne bovina brasileira ou é apenas marketing sem efeito prático
Radar Investimentos: Escalas de abate mais curtas dos frigoríficos vêm sendo fator decisivo para impulsionar os preços
Boi/Cepea: Altas seguem firmes; escalas são ainda menores que em outubro
Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul