Boi: Poder de compra de recriador cai 10% no Sudeste

Publicado em 12/11/2015 08:05

O poder de compra de pecuaristas de engorda caiu em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea em 2015, em torno de 10% no Sudeste, Centro-Oeste e Norte e de 8% no Sul do País. Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário reflete a maior valorização do bezerro em detrimento do boi gordo. Para amenizar o impacto do aumento dos custos decorrentes da valorização do bezerro, levantamentos de campo do Cepea mostram que pecuaristas de recria-engorda têm intensificado o uso de técnicas que proporcionam ganho de produtividade nesta etapa da produção.

Há regiões em que o sistema típico já é a integração lavoura-pecuária e, em maior escala, tem sido nítido o esforço para se reduzir a idade de abate dos animais. Além disso, dados mostram que pecuaristas de cria também têm conseguido ganhos de produtividade que, por sua vez, favorecem quem trabalha com a engorda. Entre o ano passado e 2015, houve aumento de 0,7% no peso médio do bezerro de Mato Grosso do Sul, por exemplo. Esse resultado reflete, entre outros fatores, investimentos em genética, que têm melhorado a qualidade dos animais nos últimos anos, mesmo diante de intempéries climáticas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário