Arroba do boi gordo em queda desacelera mercado de reposição
A recente perda de firmeza no mercado do boi gordo não parece ter afetado as cotações das categorias de reposição, mas colocou os compradores em cautela.
A pressão de baixa sobre a arroba do boi gordo é fator de desmotivação para compras.
É possível que essa pressão de baixa reflita nos preços no mercado de reposição, devido ao recuo da demanda.
Além disso, as pastagens estão começando a perder qualidade em algumas regiões, dificultando a permanência do animal pela redução da capacidade de suporte, fazendo com que haja aumento de oferta.
No entanto, esse aumento de oferta não deve ser intenso, limitando a possibilidade de quedas de preços muito expressivas em curto e médio prazos.
Em relação ao mesmo período do ano passado, é necessária 1,53 arroba de boi gordo a mais para a compra do mesmo boi magro (12@) em Mato Grosso.
Hoje é possível adquirir 1,21 boi magro com a venda de um boi gordo de 16,5@ no estado, redução de 11,2% em relação ao ano passado.
Esse evento é explicado pela alta da arroba do boi gordo no período, de 18,9%, ter ficado aquém da valorização do boi magro no mesmo intervalo, de 33,9%.
0 comentário
Scot Consultoria: Mercado se ajustando em São Paulo
Com atenção ao mercado de reposição, consultor aponta busca de pecuaristas por bezerros, bois magros e até vacas
Redução na oferta e demanda aquecida: O que esperar para o mercado do boi gordo em 2025?
Boi/Perspectiva Cepea: Ano deve ser de novas expansões, mas em ritmo menor
Brucelose: No primeiro semestre, campanha de vacinação contra a doença vai até dia 30 de junho em todo o Estado de São Paulo
Scot Consultoria: Preços da arroba estáveis em São Paulo