Cotonicultores certificados pelo ABR na safra 2023/2024 poderão ter desconto de 0,5% em juros do Plano Safra 2024/2025
Cotonicultores com fazendas certificadas pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR – safra 2023/2024), da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), já podem se habilitar ao desconto de 0,5% nas taxas de juros de custeio do Plano Safra 2024/2025. O benefício se deve ao reconhecimento do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), como elegível ao programa Brasil Agro Mais Sustentável, conforme já havia antecipado o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante o 14º Congresso Brasileiro do Algodão (14º CBA).
Para ter acesso ao desconto, os cotonicultores que se enquadram nos requisitos devem estar inseridos na plataforma Agro Brasil Mais Sustentável até o dia 30 de junho. O primeiro passo, é procurar as respectivas associações estaduais.
De acordo com o presidente da Abrapa, Gustavo Piccoli, o incentivo representa um reconhecimento direto àqueles que adotam práticas sustentáveis na produção de algodão. “Estamos comprometidos em fortalecer a posição do Brasil como referência em algodão responsável, consolidando nossa liderança como o maior exportador mundial da fibra”, ressaltou Piccoli.
Para Carlos Fávaro, o ganho financeiro é uma vantagem adicional para aqueles que demonstram compromisso com a responsabilidade social e ambiental. “O setor do algodão foi a primeira cadeia produtiva a se beneficiar desta iniciativa, mostrando que está alinhado à visão de sustentabilidade”, afirmou o ministro, durante encontro com Gustavo Piccoli, presidente da Abrapa, na última quarta-feira (12).
O ABR
Criado em 2012, o Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) visa a padronizar e promover o aperfeiçoamento constante na gestão de recursos naturais, condições de trabalho e técnicas de cultivo nas fazendas de algodão. Na safra 2023/2024, o ABR certificou 451 unidades produtivas, com volume de 3,04 milhões de toneladas de algodão certificado, chegando a 83% da produção nacional.
0 comentário

Produtores se únem para retomar plantio de algodão no Paraná e diversificar renda

Algodão/Cepea: Desacordo entre agentes limita negócios no spot

Preços do algodão sobem no Brasil por consumo interno e nos EUA por seca no Texas

Primeira reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e Derivados avalia perspectivas para a safra 2024/2025

Algodão/Cepea: Preços seguem em alta no BR

Produção de algodão alcança excelência com investimentos do Proalminas