Estoques de óleos vegetais da Índia caem para o nível mais baixo em 3 anos, diz associação
Por Rajendra Jadhav
MUMBAI (Reuters) - Os estoques de óleos vegetais na Índia caíram para seu nível mais baixo em mais de três anos, já que as importações de óleo de palma em março ficaram abaixo da média pelo quarto mês consecutivo, informou um importante órgão comercial na sexta-feira.
A redução dos estoques pode forçar o maior comprador mundial de óleos vegetais a aumentar as importações de óleo de palma e de óleo de soja nos próximos meses, apoiando os preços do óleo de palma da Malásia e os futuros do óleo de soja dos EUA.
Os estoques de óleo vegetal no início de 1º de abril caíram 11,3% em relação ao mês anterior, para 1,67 milhão de toneladas métricas, o menor nível desde dezembro de 2021, informou a Associação de Extratores de Solventes da Índia (SEA) em um comunicado.
As importações de óleo de palma em março aumentaram cerca de 14% em relação ao mês anterior, para 424.599 toneladas métricas, disse a SEA.
A Índia importou uma média de mais de 750.000 toneladas de óleo de palma por mês durante o ano comercial que terminou em outubro de 2024.
Nos primeiros cinco meses do ano comercial de 2024/25, que terminou em outubro, a participação do óleo de palma no total das importações de óleo vegetal da Índia caiu de 61% para 43%, enquanto a participação combinada dos óleos de soja e girassol subiu de 39% para 57%.
O prêmio do óleo de palma sobre o óleo de soja fez com que os compradores indianos reduzissem as compras de óleo de palma e aumentassem as de óleo de soja nos últimos meses, segundo os negociantes.
As importações de óleo de soja aumentaram 25%, para 355.358 toneladas em março, enquanto as importações de óleo de girassol caíram cerca de 16%, para 190.645 toneladas, o menor valor em seis meses, segundo o relatório.
O total das importações de óleo vegetal aumentou 11%, para 998.344 milhões de toneladas, acrescentou o comunicado.
É provável que as importações do país em abril aumentem marginalmente, já que se espera que a compra de óleo de palma e de girassol aumente no mês, disse Rajesh Patel, sócio-gerente da GGN Research, uma trader de óleo comestível.
A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia e da Malásia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.
(Reportagem de Rajendra Jadhav)
0 comentário

Agrishow 2025: Itaú BBA projeta retomada nas vendas de máquinas agrícolas

UE facilita relatórios sobre leis de desmatamento para empresas

Guerra comercial de Trump abala mundo dos negócios e volta a atingir ações

Transições entre estados: Impactos logísticos, culturais e financeiros

CNA debate titularidade em faixa de fronteira

Ministro Fávaro destaca que o controle sanitário é fundamental para as cooperativas agroindustriais