Petróleo sobe 1% enquanto Trump planeja tarifar países que compram a commodity da Venezuela

Publicado em 24/03/2025 16:28 e atualizado em 24/03/2025 18:01

Logotipo Reuters

 

Por Arathy Somasekhar

HOUSTON (Reuters) - Os preços do petróleo subiram 1% nesta segunda-feira, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que imporá uma tarifa de 25% aos países que comprarem petróleo e gás da Venezuela.

No entanto, os ganhos de preços foram limitados, pois os EUA deram à produtora de petróleo Chevron até 27 de maio para encerrar suas operações e exportações de petróleo da Venezuela. Inicialmente, Trump havia dado à Chevron 30 dias, a partir de 4 de março, para encerrar essa licença.

As duas medidas tomadas em conjunto aliviam um pouco a pressão sobre a Chevron e, ao mesmo tempo, colocam mais pressão sobre outros consumidores de petróleo venezuelano, embora seja incerto como o governo Trump aplicará a tarifa.

Os futuros do petróleo Brent subiram 1,2%, a US$73 por barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA subiu 1,2%, a US$69,11.

Também contribuindo com um teto para os preços, a Opep+ provavelmente prosseguirá com o aumento planejado da produção de petróleo em maio, disseram as fontes, enquanto as negociações continuaram para acabar com a guerra na Ucrânia, o que poderia aumentar o fornecimento de petróleo russo para os mercados globais.

"Tivemos um pequeno choque de oferta com a perda de barris da Venezuela para o mercado mundial. Portanto, essa é definitivamente uma força de alta", disse Dennis Kissler, vice-presidente sênior de negociações do BOK Financial, acrescentando que os investidores também estavam atentos a restrições mais rígidas ao Irã.

(Reportagem de Yuka Obayashi em Tóquio, Trixie Yap em Cingapura e Arunima Kumar em Bengaluru)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário