Estoque de óleo de palma da Malásia atinge menor nível em 19 meses após queda na produção
Por Ashley Tang e Rajendra Jadhav
KUALA LUMPUR/MUMBAI (Reuters) - Os estoques de óleo de palma da Malásia caíram pelo terceiro mês consecutivo em dezembro, atingindo o nível mais baixo desde maio de 2023, depois da diminuição da produção em função de inundações, mostraram dados do órgão regulador do setor nesta sexta-feira.
A queda nos estoques do segundo maior produtor de óleo de palma do mundo, depois da Indonésia, pode dar suporte aos futuros de referência, que passaram por forte correção nas últimas semanas, após terem alcançado o maior valor em cerca de dois anos e meio em novembro.
Os estoques de óleo de palma da Malásia no final de dezembro caíram 6,91% em relação ao mês anterior, atingindo o nível mais baixo em 19 meses, de 1,71 milhão de toneladas, segundo dados do Conselho de Óleo de Palma da Malásia (MPOB, na sigla em inglês).
A produção de óleo de palma bruto caiu 8,3%, para 1,49 milhão de toneladas, a menor desde março de 2024, enquanto as exportações de óleo de palma caíram 9,97%, para uma mínima de seis meses de 1,34 milhão de toneladas.
Uma pesquisa da Reuters havia previsto estoques de 1,76 milhão de toneladas, produção de 1,48 milhão de toneladas e exportações de 1,38 milhão de toneladas. [PALM/POLL]
Os dados do MPOB de dezembro são ligeiramente otimistas para o mercado, uma vez que os estoques diminuíram mais do que o previsto devido a um aumento no consumo local, disse Anilkumar Bagani, chefe de pesquisa da Sunvin Group, corretora de óleos vegetais sediada em Mumbai.
O consumo de óleo de palma da Malásia aumentou 53% em dezembro em relação ao mês anterior, para 309.865 toneladas, segundo os dados.
(Reportagem de Ashley Tang e Rajendra Jadhav)
0 comentário
Transpetro estuda expandir operações de transbordo entre navios no Espírito Santo
Estoque de óleo de palma da Malásia atinge menor nível em 19 meses após queda na produção
Chuvas volumosas nos próximos dias e umidade do solo propiciam alta produtividade para a soja
BC da China suspende compra de títulos em meio à forte queda do iuan
Tilápia/Cepea: Preços encerram 2024 com novas quedas
Expectativa para relatório do USDA e câmbio influenciam cotações de soja e milho em Chicago enquanto oferta do boi segue restrita