Importação de óleo de palma pela Índia atinge mínima de 9 meses em dezembro, dizem comerciantes

Publicado em 03/01/2025 09:55 e atualizado em 03/01/2025 10:39

Logotipo Reuters

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI (Reuters) - As importações de óleo de palma pela Índia em dezembro caíram para o nível mais baixo em nove meses, uma vez que a alta dos preços levou as refinarias a aumentarem as compras de óleo de soja, produto concorrente que estava disponível com desconto, disseram cinco negociantes.

A redução das importações de óleo de palma pela Índia, o maior comprador mundial de óleos vegetais, pode pesar sobre os preços de referência do óleo de palma da Malásia, mas apoiar os futuros do óleo de soja dos EUA.

As importações de óleo de palma caíram 40% em dezembro em relação ao mês anterior, para 503.000 toneladas, o menor valor desde março de 2023, de acordo com estimativas dos negociantes.

Já as compras de óleo de soja em dezembro aumentaram 3% em relação ao mês anterior, para 420.000 toneladas, o maior valor em quatro meses, enquanto as importações de óleo de girassol caíram 22%, para 265.000 toneladas, disseram os negociantes.

As menores importações de óleo de palma e de girassol reduziram as importações totais de óleo comestível do país em dezembro em 25%, para 1,19 milhão de toneladas, o menor valor em três meses, de acordo com as estimativas dos negociantes.

Os compradores indianos estavam mudando ativamente suas transações depois que o prêmio do óleo de palma sobre o óleo de soja aumentou em novembro e dezembro, disse Rajesh Patel, sócio-gerente da GGN Research.

O óleo de palma geralmente é comercializado com desconto em relação ao óleo de soja e ao óleo de girassol, mas a queda dos estoques elevou seus preços acima dos óleos rivais, cujos suprimentos são abundantes.

O óleo de palma tem mantido um prêmio de mais de 100 dólares por tonelada em relação ao óleo de soja, o que incentivará os compradores indianos a reduzir as importações também em janeiro, disse Sandeep Bajoria, CEO do Sunvin Group, uma corretora de óleos vegetais.

(Reportagem de Rajendra Jadhav)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário