Comissão de Agricultura adia votação de projeto que susta desapropriação no RS
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) adiou a votação, prevista para esta quarta-feira (11), da proposta do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) para suspender decreto da União que possibilita a desapropriação de imóveis rurais nos municípios de Coxilha e Sertão, no Rio Grande do Sul, para compor o território quilombola Arvinha.
Na abertura da reunião do colegiado, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), relator do projeto, informou que o governo propôs um acordo com os proprietários rurais afetados pela desapropriação.
— Conversando com o autor do projeto (…), vamos retirar o item da pauta e esperar esse acordo.
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 357/2024 suspende o Decreto 12.186, de 2024, que declara de interesse social, para fins de desapropriação, os imóveis rurais abrangidos pelo território quilombola Arvinha. Heinze argumenta que o decreto impacta diretamente 33 famílias de pequenos produtores rurais, que não teriam sido consultados.
Mourão emitiu voto favorável à proposição e também chamou a atenção para a sensação de insegurança dos agricultores.
Outros adiamentos
Também foi adiada a análise do projeto que estende a possibilidade de recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência a entidades que não possuem natureza empresarial, como produtores rurais, associações, fundações e cooperativas. O PL 383/2022, do senador Rogério Carvalho (PT-SE), foi retirado de pauta a pedido de seu relator, senador Weverton (PDT-MA).
Outro projeto adiado foi o texto alternativo do relator Luis Carlos Heinze a uma proposta apresentada em 2018 pelo então senador Givago Tenório (AL) que aumenta para 20 anos o prazo de proteção a cultivares, com exceção das videiras, das árvores frutíferas e florestais, das flores e das árvores e plantas ornamentais, e seus porta-enxertos, que serão protegidos por 25 anos. O PLS 404/2018 foi retirado de pauta para reexame do relator.
0 comentário
Dia tem queda da arroba chegando ao boi China, café despencando em NY e vendas antecipadas do milho ganhando fôlego
Copacol paga R$ 261 milhões em sobras; maior da história da Cooperativa
Embalagens usadas de defensivos agrícolas são matéria prima para novas embalagens do setor
Comissão de Agricultura adia votação de projeto que susta desapropriação no RS
MDIC investiga possível dumping em exportações de leite em pó da Argentina e Uruguai
Nova bolsa de valores brasileira deve iniciar fase de testes no começo de 2025