Cazaquistão espera resolver a tensão comercial agrícola com a Rússia dentro de uma semana
ASTANA, 31 de outubro (Reuters) - O ministro da Agricultura do Cazaquistão, Aidarbek Saparov, disse na quinta-feira que espera que os problemas com as restrições russas à importação de grãos e outros produtos agrícolas do Cazaquistão sejam resolvidos dentro de uma semana.
Saparov, falando após conversas com o órgão de segurança agrícola da Rússia, disse que um de seus representantes partiu para Moscou, onde as negociações continuarão.
A tensão comercial entre os vizinhos levantou preocupações porque o Cazaquistão, cuja principal exportação é o petróleo, depende do trânsito pela Rússia para vendê-lo nos mercados ocidentais.
As autoridades russas disseram esta semana que receberam reclamações de empresas nacionais de que o Cazaquistão estava emitindo certificados fitossanitários em seus nomes, apesar das empresas não terem feito tais solicitações.
O Cazaquistão proibiu as importações de trigo da Rússia - e de todos os outros países - em agosto, dizendo que precisava proteger o mercado interno.
Reportagem de Tamara Vaal; Redação de Olzhas Auyezov; Edição de Christopher Cushing e Clarence Fernandez
0 comentário
Período de Defeso da Piracema começa em 1º de novembro no Estado de São Paulo
Cazaquistão espera resolver a tensão comercial agrícola com a Rússia dentro de uma semana
Agro e Prosa Episódio 874 - 7ª edição do Prêmio Mulheres do Agro
Mapeamento por satélite: 8 em cada 10 operações rurais de soja feitas com financiamento público seguem plano de aplicação do recurso, mostra Serasa Experian
Conversa de Cerca Podcast #145 - Evento foca em conectar investidores a projetos do agronegócio e pode ser modelo para superar momentos de crise
Exportação de tabaco pode alcançar US$ 3 bilhões em 2024