Cazaquistão espera resolver a tensão comercial agrícola com a Rússia dentro de uma semana

Publicado em 31/10/2024 06:58

Logotipo Reuters

ASTANA, 31 de outubro (Reuters) - O ministro da Agricultura do Cazaquistão, Aidarbek Saparov, disse na quinta-feira que espera que os problemas com as restrições russas à importação de grãos e outros produtos agrícolas do Cazaquistão sejam resolvidos dentro de uma semana.

Saparov, falando após conversas com o órgão de segurança agrícola da Rússia, disse que um de seus representantes partiu para Moscou, onde as negociações continuarão.

A tensão comercial entre os vizinhos levantou preocupações porque o Cazaquistão, cuja principal exportação é o petróleo, depende do trânsito pela Rússia para vendê-lo nos mercados ocidentais.

As autoridades russas disseram esta semana que receberam reclamações de empresas nacionais de que o Cazaquistão estava emitindo certificados fitossanitários em seus nomes, apesar das empresas não terem feito tais solicitações.

O Cazaquistão proibiu as importações de trigo da Rússia - e de todos os outros países - em agosto, dizendo que precisava proteger o mercado interno.


Reportagem de Tamara Vaal; Redação de Olzhas Auyezov; Edição de Christopher Cushing e Clarence Fernandez

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário