SC potencializará a ovinocaprinocultura, diz presidente da FAESC, durante Seminário com mais de 250 produtores
Santa Catarina conta com um rebanho de 348,1 mil ovinos e aproximadamente 15 mil ovinocultores. O rebanho de caprinos é de 33,9 mil cabeças, envolvendo cerca de 3,8 mil caprinocultores. Os dados, da Epagri/Cepa (2023), foram destacados pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, durante o Seminário Regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
O evento, promovido pelo Sistema Faesc/Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC) em parceria com os Sindicatos Rurais, ocorreu na sexta-feira (18), no Parque Dr. Valmor Lunardi (Parque da Efapi), em paralelo à EXPOCHAPECÓ 2024.
De acordo com Pedrozo, essas são atividades essenciais para a diversificação agropecuária em Santa Catarina e possuem grande potencial de crescimento. “Queremos fomentar o segmento levando em conta três eixos (produção, indústria, mercado) e, por isso, lançamos nesta semana em parceria com o Sebrae/SC e a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado, o projeto de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura. Vamos atender mais de 300 empreendimentos rurais a partir de 2025 e, sem dúvida, impulsionaremos o desenvolvimento dessa importante cadeia produtiva”, ressaltou Pedrozo, durante abertura do seminário que reuniu mais de 250 produtores rurais lideranças, técnicos e especialistas.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó, que também é vice-presidente regional da Faesc, Luiz Carlos Travi, ressaltou a importância das ações para fortalecer a ovinocaprinocultura no estado. A coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, ressaltou o sucesso das atividades no estado e realçou que, somente na cadeia produtiva de ovinocultura de corte, foram atendidas, de 2016 a 2023, mais de 1.330 propriedades rurais.
CASO DE SUCESSO ATEG OVINOCULTURA
Entre os destaques da programação esteve a apresentação do caso de sucesso dos produtores ATeG Ovinocultura de Corte Orestes Martinelli e Terezinha Martinelli (Ponte Serrada), acompanhados pelo supervisor técnico Fernando da Silveira e pelo técnico de campo Tiago Cazella.
Filho de agricultor, Orestes começou sua carreira em empresas e, após ele a esposa (professora) se aposentarem, investiram em uma nova atividade. Juntos, realizaram o sonho de ter um sítio. “Sempre gostei de trabalhar com animais, por isso investimos em ovelhas, cabritos e bovinocultura de leite”, relatou.
O produtor aceitou entrar em um grupo da ATeG por conhecer o trabalho do Senar/SC. “Foi uma experiência excelente e hoje temos uma renda considerável”, destacou, mencionando que a propriedade abriga 150 ovelhas, além de outras atividades. “Nosso objetivo agora é aumentar para 200 ovelhas e plantar grama perene em uma parte da propriedade”, concluiu o produtor.
PALESTRAS
A programação de palestras iniciou com o consultor Paulo Gregianin que abordou a “Ovinocultura em SC” e seguiu com apresentação do médico veterinário Ricardo Rocha (Rochinha), da Salus Nutrição Animal, sobre “Dicas de nutrição que podem melhorar o desempenho dos rebanhos ovinos”.
Também foram palestrantes o médico veterinário e produtor rural Daniel Barros (Supra) que abordou “O impacto da reprodução no resultado econômico da fazenda” e a zootecnista, professora e pesquisadora da Udesc e Unoesc Xanxerê, Letieri Griebler, que apresentou o projeto “Cooperovinos: produtos cárneos inovadores”.
0 comentário
Podcast do NA #62 - Registros de bioinsumos cresce em 2024
Colheita de soja começa com chuva em MT; no Sul e em MS, estiagem preocupa
Exportações de SC somam US$ 11,7 bilhões em 2024
Mercado eleva ligeiramente projeções de inflação e vê dólar mais alto em 2026, mostra Focus
Bebida de soja do Agrosolidário tem ajudado no tratamento de pacientes oncológicos em Rondonópolis
Exportações da China aceleram em meio a tensões comerciais, importações surpreendem