Balança comercial brasileira tem superávit de US$5,4 bi em setembro e governo piora projeção para ano
BRASÍLIA (Reuters) - A balança comercial brasileira registrou superávit de 5,363 bilhões de dólares em setembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que também reduziu sua projeção para o saldo total no fechamento deste ano.
O resultado de setembro veio acima do esperado pelo mercado. Pesquisa da Reuters com economistas apontava expectativa de saldo positivo de 4,7 bilhões de dólares para o período.
O dado do mês passado é fruto de 28,789 bilhões de dólares em exportações e 23,426 bilhões de dólares em importações.
Na apresentação desta sexta-feira, o MDIC fez sua revisão trimestral de projeções para o ano, estimando que a balança comercial fechará 2024 com um saldo positivo de 70,4 bilhões de dólares, ante previsão anterior de superávit de 79,2 bilhões de dólares.
Com a piora, o resultado previsto para o ano fica 28,9% abaixo do observado em 2023, quando houve superávit de 98,9 bilhões de dólares.
A projeção considera que o país fechará 2024 com 335,7 bilhões de dólares em exportações, contra 345,4 bilhões de dólares estimados em julho. A estimativa para as importações ficou em 265,3 bilhões de dólares, ante 266,2 bilhões de dólares.
(Por Bernardo Caram)
0 comentário
CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes