CNA participa do Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem

Publicado em 03/10/2024 11:41
Palestras técnicas serão realizadas na quarta (2)

O Sistema CNA/Senar participou, na quarta (2), do Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, em Petrolina (PE), abordando temas como a gestão de recursos hídricos, o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

O evento debate, até sexta (4), temas relevantes para a agricultura irrigada do país, com palestras, painéis, apresentações de trabalhos, mesas redondas, salas de mentorias e consultorias, treinamentos, minicursos, exposições e visitas técnicas.

A assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Jordana Girardello, e o assessor técnico do Senar, Mauro Faria foram palestrantes do evento.

Jordana falou sobre a atuação da CNA na defesa dos interesses dos produtores rurais brasileiros, a gestão de recursos hídricos, o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira, além do potencial da irrigação no país.

“Sabemos que 12% da área agrícola do mundo é irrigada e corresponde a 40% da produção de alimentos. No Brasil, o arroz produzido em área irrigada corresponde a 90% da produção nacional, mais de 80% das hortaliças produzidas no país estão em áreas irrigadas. A 3ª safra de feijão ou safra de inverno ocupa 10% da área plantada que utiliza irrigação e representa 20% da produção nacional”, explica a assessora da CNA.

Ela também falou sobre o desenvolvimento sustentável da agricultura e da importância do Plano de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (ABC+) nas negociações internacionais.

“A CNA tem atuado junto ao Governo Federal para levar o posicionamento do agro brasileiro às negociações e divulgar as práticas sustentáveis do agro para a comunidade internacional. Além disso, a CNA atua junto aos negociadores brasileiros para garantir a defesa dos produtores rurais nas negociações climáticas”, disse.

Assistência Técnica – Em sua palestra, Mauro Faria falou sobre a atuação do Senar em todo o território nacional e apresentou as principais ações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nos últimos cinco anos.

“A ATeG é um processo educativo de caráter continuado que visa atender a produtores rurais por meio de uma metodologia fundamentada em ações de diagnóstico, planejamento, adequação tecnológica, formação profissional do produtor e análise de resultados, de forma a possibilitar a disseminação de tecnologias associadas à consultoria gerencial”, explicou.

Segundo ele, o objetivo da ATeG é melhorar a produtividade e a renda e promover a evolução socioeconômica dos produtores, de suas famílias e regiões, além de promover o desenvolvimento sustentável. “A ATeG é individualizada, gratuita e mensal, por um período de dois anos, com técnicos especializados na cadeia produtiva, focada na eficiência e renda”, disse.

Faria destacou que 31.115 propriedades com agricultura irrigada são atendidas pela ATeG.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário