Encontro de Intensificação de Pastagens: mercado, oportunidades, manejo e ILP

Publicado em 30/09/2024 11:00

O Encontro de Intensificação de Pastagens da Scot Consultoria aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro, em Ribeirão Preto-SP.
Durante dois dias, centenas de produtores, especialistas e entusiastas do setor estarão reunidos na “capital do agronegócio” para falar sobre temas como manejo de pastagens, mercado, inovação e integração lavoura-pecuária.

Organizado pela Scot Consultoria, o evento reúne 686 participantes representando 217 cidades, 18 estados e Distrito Federal. 
A edição 2024 do Encontro de Intensificação de Pastagens foi organizada em 4 blocos: mercado, oportunidades, manejo e integração lavoura-pecuária.

MERCADO

O primeiro bloco do evento, referente ao mercado, ocorreu na parte da manhã da quarta-feira, com participação dos palestrantes Alcides Torres, Pedro Gonçalves, Felipe Fabbri, Ana Paula Oliveira, Kellen Severo e Alex Lopes.

Alcides Torres, diretor da Scot Consultoria, abriu os trabalhos falando sobre preço, abate e demanda interna e externa.
Felipe Fabbri, coordenador do time de inteligência de mercado da Scot Consultoria, subiu ao palco logo depois para palestrar sobre o mercado de grãos e expectativas para a próxima safra.

Em seguida, Pedro Gonçalves, analista de mercado da Scot Consultoria, trouxe perspectivas para a área de pastagens, produtividade, além de abordar a virada da fase do ciclo pecuário para a reposição.

Ana Paula Oliveira, por sua vez, usou seu tempo para lançar o “Circuito Cria”, nova expedição da Scot Consultoria que visitará propriedades de pecuária de cria para entender a realidade do segmento em termos de gestão, genética, nutrição etc. 

Os dois últimos palestrantes do bloco de mercado foram Kellen Severo, jornalista especializada em agronegócio, e Alex Lopes, gerente de estratégia de compra de gado LATAM na Minerva Foods. Os dois falaram bastante sobre como as últimas movimentações geopolíticas têm mexido com o setor agropecuário. 

A manhã foi encerrada com um debate que contou com todos os palestrantes do bloco e mais dois convidados: Marcos Flávio, diretor geral de originação e relações institucionais no Frisa Frigorifico, e Rodrigo Sato, gerente de exportação na Barra Mansa Alimentos.

OPORTUNIDADES

No bloco oportunidades, participaram Fábio Gonçalves, Gerente Geral de Fazendas do Grupo Vilela de Queiroz - Expresso Barretos, Elinaldo Paniago, produtor rural, e Jefferson Piccini, Gerente de Soluções do Banco do Brasil. 

Fábio estreou o bloco 2 trazendo um estudo de caso. Logo depois, Elinaldo Paniago, proprietário da Fazenda Saltinho e referência em termos de bonificações e sustentabilidade, subiu ao palco para falar sobre planejamento, ILP e a chamada “quarta safra” com créditos de carbono.

A última palestra do dia foi conduzida por Jefferson Piccini, especialista que falou sobre alternativas e oportunidades de investimento para o setor.

O debate do segundo bloco contou com mais quatro convidados: Gracie Verde Selva, Head de Desenvolvimento de Projetos de Pecuária e Florestas da MyCarbon; João Lucas, Head de Sustentabilidade da Barra Mansa/Oranges Alimento; Renato Rodrigues, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Agoro Carbon; e Mário Garcia, diretor da Exagro.

MANEJO

A abertura do bloco da manhã do dia 26 ficou por conta de Janaina Martuscello. Professora da Universidade Federal de São João Del Rei, a especialista falou sobre a importância de mudar antigos hábitos para aumentar a produtividade do pasto.

Sila Carneiro, professor do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, foi o segundo a subir ao palco e trouxe uma apresentação sobre manejo de forrageiras.

Em seguida, Felipe Moura, engenheiro agrônomo e proprietário da Pastus Agrotecnologia, abordou estratégias eficientes para aumentar a produtividade das pastagens.

O último palestrante do bloco foi Luís Drumond, considerado o maior especialista em irrigação do país. Sua palestra focou em ajudar o produtor a entender como iniciar um sistema de irrigação eficaz e manter uma gestão intensiva.

Um debate fechou a manhã de conteúdo do Encontro de Intensificação de Pastagens. Além dos palestrantes do bloco de manejo, subiram ao palco mais dois convidados para debater: Ney Xavier, consultor independente, e Ricardo Reis, professor da disciplina de Forragicultura e Pastagens da UNESP.

Encontro Scot

INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA 

Logo após o almoço, o evento entrou em seu quarto e último bloco falando sobre integração lavoura-pecuária.

O primeiro palestrante da tarde foi Antônio “Tóti” Rosa, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte. Ele falou sobre integração, intensificação e contou um pouco sobre a trajetória da pecuária no Brasil.

Como segundo palestrante do último bloco, quem subiu ao palco foi Sergio Freitas, da CMVG Integração Agricultura e Pecuária. Sergio mostrou, a partir de um estudo de caso, os principais benefícios e resultados trazidos pela integração lavoura-pecuária. 

A terceira palestra do bloco de ILP foi conduzida por Amarildo da Silva, proprietário da Coneagro Consultoria. Durante sua apresentação, o especialista falou sobre o emprego de silagem e pré-secado de milheto no sistema produtivo.

A última palestra da tarde foi de Paulo Carvalho, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que falou sobre a importância crescente do papel do consultor no contexto do agronegócio.

O debate do bloco quatro contou com mais dois convidados além dos palestrantes: Leandro Barbero, professor da FAMEV/UFU, e Roberto Giolo, pesquisador da Embrapa Gado de Corte.

Sintonia em conhecimento e diversão

Além das palestras, o evento trouxe coffee breaks durante os dois dias e um coquetel, que aconteceu na noite do primeiro dia. Com apresentação da banda Camila Kerr & Pó de Café e de Matheus Rott, além de várias degustações de carnes com oferecimento da Carne Angus Certificada, a ocasião proporcionou uma combinação perfeita de música, gastronomia e interação, promovendo momentos de descontração entre os participantes.

Você pode conferir os melhores vídeos, frases e a cobertura completa do evento através do Instagram da Scot Consultoria.

O Encontro de Intensificação de Pastagens aconteceu com o apoio de grandes líderes do setor:

Na cota boi gordo temos: Agoro Carbon, Atto Sementes, Barenbrug, IHARA, iRancho, MyCarbon e OCP Brasil. 

Na cota boi magro temos: Associação Brasileira de Angus, Casale, Coimma, Ipacol, Mosaic, Nutron, Timac Agro, Trouw Nutrition.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Scot Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário