Adapar registra recorde no cadastro de produtos biológicos e similares
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) registrou em 2023 um número recorde de cadastros de produtos biológicos e similares. Foram 104 produtos até o mês de outubro.
O valor demonstra um avanço nos sistemas de oferta dos insumos aos agricultores. “Isto significa uma desburocratização do setor a nível federal, e os incentivos estaduais propiciaram aumento da oferta desses insumos” aponta Suzana Carvalho, coordenadora do programa Cadastro de Agrotóxicos.
A defesa agropecuária do Estado incentiva os produtos biológicos e similares (fitoquímicos, semioquímicos, produtos fitossanitários com uso aprovado para agricultura orgânica), oferecendo algumas vantagens como a redução de taxa e prioridade de análise para cadastro.
“O uso de produtos biológicos favorece o equilíbrio na agricultura, mantendo por exemplo insetos benéficos, menor carga ambiental e toxicológica e sendo mais uma ferramenta de manejo” ressalva Suzana.
VARIEDADE - Além do aumento quantitativo, pode-se observar um aumento na variedade de ingredientes ativos, sendo ferramentas de importância para agricultura, com destaque para produtos fitoquímicos, predadores e parasitoides. O gráfico que mostra a evolução no cadastro desses produtos pode ser visto nas imagens abaixo.
IMPORTÂNCIA - Um exemplo da importância dos produtos biológicos é o controle do psilídeo Diaphoria citri, vetor da bactéria causadora do Greening, ou HLB, nos citros, um sério problema para a citricultura brasileira. Atualmente há 17 produtos cadastrados no Estado, como os microbiológicos Beauveria bassiana, Isaria fumosorosea entre outros, e também azadiractina (conhecido como óleo de neem), sendo este com uso aprovado para agricultura orgânica.
Maiores informações sobre o cadastro de produtos biológicos e convencionais podem ser obtidos no Sistema Agrotóxicos no Paraná: (https://celepar07web.pr.gov.br/agrotoxicos/pesquisar.asp). Também estão disponíveis no site da Adapar os Boletins Informativos do Cadastro de Agrotóxicos, (https://www.adapar.pr.gov.br/Pagina/Agrotoxicos-no-Parana). Outro canal para informações é o telefone 41 3313 4167.
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos