CNA debate aspectos práticos da aposentadoria rural
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na segunda (30), uma live para tratar dos aspectos práticos da aposentadoria rural para agricultores e pecuaristas.
O debate virtual foi moderado pela assessora jurídica da CNA, Carolina Melo, e contou com a participação da professora e advogada na área da Previdência Rural, Jane Berwanger.
Durante a live, o assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro, falou sobre o apoio que o Sistema CNA/Senar oferece aos produtores rurais e destacou a estrutura e o papel desempenhados pelas comissões nacionais.
“Essa live é de suma importância para os produtores rurais. O objetivo não é esgotar a matéria, mas esclarecer alguns pontos importantes sobre os procedimentos a serem adotados pelos produtores com vistas a tão sonhada aposentadoria”, afirmou Carolina.
A previdência social passou por diversas alterações ao longo dos anos, o que desperta dúvidas sobre possíveis mudanças nas contribuições, tempo de carência, e idade para aposentadoria de homens e mulheres e benefícios.
A advogada Jane Berwanger destacou os principais pontos que geram dúvidas em relação ao enquadramento do segurado especial, o regime de economia familiar, a comprovação da atividade rural e da aposentadoria por idade rural.
Ela também mostrou como pode ser feita a comprovação de segurado especial e o preenchimento da autodeclaração e da sua ratificação. Nesse sentido, a especialista alertou sobre o sistema de cruzamento de informações utilizados atualmente por bases governamentais disponíveis para consulta pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
0 comentário
Bom dia Agro 28/11/24 - Aprovação da lei dos bioinsumos, tensões entre França e BR, pronunciamento de Haddad e mercado da soja
Dólar dispara e se aproxima dos R$ 6,00 com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
CNA diz que projeto de lei de bioinsumos dá segurança jurídica aos produtores
Brasil vai ao Egito buscar espaço no mercado halal local
Com feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, bolsas não operam nesta 5ª feira
Lei de Bioinsumos é aprovada na Câmara dos Deputados