Presidente da CNA participa de encontro de consultores do Agro.BR
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou, na quarta (25), de encontro dos consultores regionais do Projeto Agro.BR, que estão nesta semana em Brasília para discutir ações para 2024 e fazer um balanço deste ano.
No encontro, ele destacou a importância de disseminar o conhecimento sobre exportação para pequenos e médios produtores rurais de todo o Brasil. “O trabalho de vocês é garimpar e descobrir como podemos ajudar os produtores rurais a levarem seus produtos lá para fora. É preciso organizar não só a produção e o produto, mas também o mercado”, ressaltou João Martins.
O Agro.BR é um projeto de internacionalização da CNA, em parceria com a ApexBrasil, para inserir mais pequenos e médios empresários rurais no comércio internacional para diversificar a pauta de exportações do agro.
Atualmente, os produtos considerados prioritários dentro do projeto, como cafés especiais, frutas e derivados e produtos apícolas, podem acessar mercados externos com o apoio dos escritórios estaduais e internacionais da CNA.
Outros produtos com grande potencial para exportação como chocolates, azeites especiais, nozes, castanhas e derivados, geleias, molhos e temperos também estão na pauta do projeto.
Programação - O diretor executivo adjunto do ICNA, Matheus Ferreira, também participou da reunião e apresentou novidades previstas para 2025 sobre inovação, empreendedorismo e pesquisas na agropecuária. Ele também falou sobre o HUB Digital, da plataforma de comércio eletrônico Mercado CNA.
Além disso, o diretor do ICNA destacou a realização do 2º Desafio Hub CNA Digital , que visa contratar empresas para resolver problemas apontados pelo produtor rural brasileiro. As inscrições se encerram na próxima terça (31).
O coordenador de promoção comercial da CNA, Rodrigo da Matta, apresentou aos consultores o modelo das novas rodadas de negócios que serão desenvolvidas a partir do próximo ano.
O gerente de Competitividade e Inovação do Sebrae Nacional, Ivan Hussni, também participou do encontro e falou sobre a parceria com a CNA em projetos de competitividade.
Escritórios Internacionais - No período da manhã, os escritórios internacionais apresentaram suas ações relacionadas ao monitoramento de inteligência de mercado, organização de missões comerciais e prospectivas, além das estratégias de atuação para 2024.
O Agro.BR conta com apoios estratégicos para apoiar negócios rurais brasileiros no caminho da exportação dos escritórios internacionais, presentes na China, em Singapura e nos Emirados Árabes Unidos.
As sedes internacionais oferecem suporte nestes países e em regiões vizinhas estratégicas para promoção comercial e análise constante de oportunidades e tendências locais. O serviço é exclusivo para participantes do Agro.BR.
Dentre os serviços oferecidos, estão a organização de encontros virtuais de negócios entre empresários rurais brasileiros e potenciais compradores internacionais; a produção de informes periódicos sobre oportunidades, tendências ou temas comerciais de interesse do setor agropecuário brasileiro.
Os escritórios internacionais também realizam oficinas e seminários virtuais para capacitação ou apresentação de temas atuais mais relevantes ao lado de parceiros estratégicos; recepção de delegações de empresários rurais brasileiros; organização de missões comerciais; e formação de banco de fornecedores.
0 comentário
Bom dia Agro 28/11/24 - Aprovação da lei dos bioinsumos, tensões entre França e BR, pronunciamento de Haddad e mercado da soja
Dólar dispara e se aproxima dos R$ 6,00 com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
CNA diz que projeto de lei de bioinsumos dá segurança jurídica aos produtores
Brasil vai ao Egito buscar espaço no mercado halal local
Com feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, bolsas não operam nesta 5ª feira
Lei de Bioinsumos é aprovada na Câmara dos Deputados