CNA debate questões climáticas, pautas do STF e mercado de carbono

Publicado em 25/10/2023 09:43
Temas foram abordados na Comissão Nacional de Meio Ambiente

A Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA se reuniu, na terça (24), para discutir a participação do setor na 28ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), a pauta ambiental no Supremo Tribunal Federal (STF) e o mercado de carbono brasileiro.

O presidente da Comissão, Muni Lourenço, explicou que o posicionamento da CNA que será levado à COP faz parte de uma estratégia maior da instituição, de ter “uma atuação propositiva e com protagonismo, à altura do agro brasileiro, para o país e para o mundo. Por isso, as COPs são momentos propícios para essa ação se materializar”.

O coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias Filho, abordou o posicionamento do setor e as estratégias para a COP 28, que acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Filho afirmou que o cenário na conferência do clima é bastante positivo para o agro e de grande responsabilidade do Brasil, que vai apresentar suas ações de cumprimento das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

O documento de posicionamento da CNA será entregue aos negociadores brasileiros que estarão na Conferência.

Rodrigo Justus, consultor de Meio Ambiente, falou sobre o Projeto de Lei 412/2022, que regulamenta o mercado de carbono brasileiro e foi aprovado no Senado. A proposta seguiu para a Câmara e segundo Justus, não deve ser votado esse ano.

Segundo Nelson Filho, o texto ainda tem pontos que podem impactar o setor agropecuário e, por isso, não deve ser aprovado antes da Conferência do Clima. "O texto precisa ser aprimorado para que o mercado cumpra a função dele, que é implementar as NDCS brasileiras”.

O consultor jurídico da Confederação, Rodrigo Kauffman, fez um relato sobre os processos em andamento no STF relacionados ao agro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário