No Senado, Mapa participa de debate sobre sustentabilidade e soberania alimentar
O combate à fome, a garantia da segurança alimentar e a redução do desperdício de alimentos foram temas de um amplo debate no plenário do Senado Federal, na última sexta-feira (20). A sessão reuniu ministros, senadores, gestores públicos e do terceiro setor, proporcionando uma discussão mais aprofundada sobre ações, politicas públicas e novas proposições que venham a dar mais sustentabilidade e soberania alimentar à população brasileira.
Representando o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), Renata Miranda, destacou que os temas em pauta são bandeiras do governo e do ministério. “Nós, no Mapa, entendemos que a transformação tecnológica da agropecuária brasileira nos levará a uma transformação social e econômica. E é nesse sentido que a gente trabalha, focando em ações que não sejam pontuais mas olhando a complexidade das ações regulatórias e indutoras que nós temos que promover”, comentou.
O Mapa vem desenvolvendo um trabalho no sentido de agregar valor e qualidade aos alimentos produzidos por milhares de agricultores nos diferentes biomas brasileiros. Entre as principais iniciativas estão o Programa Nacional de Bioinsumos, que vem aumentando a disponibilidade de produtos biológicos, mudando a matriz de insumos da agropecuária brasileira e os programas Carbono+Verde, de Recuperação de Pastagens Degradadas e os planos de desenvolvimento territoriais Nordeste+Sustentável e Amazônia+Sustentável, que, a partir da preservação da cultura e do ecossistema local, proporcionam arranjos produtivos com os diferentes instituições que atuam nesses territórios, gerando emprego e renda.
“São todos programas estruturantes que aceleram a transição tecnológica e que a gente às vezes não associa, mas estão relacionados à produção de alimentos e com a luta contra a insegurança alimentar”, complementou a secretária.
0 comentário
Balança comercial do agro paulista tem saldo positivo de US$ 2,78 bilhões em outubro
Bom dia Agro 28/11/24 - Aprovação da lei dos bioinsumos, tensões entre França e BR, pronunciamento de Haddad e mercado da soja
Dólar dispara e se aproxima dos R$ 6,00 com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
CNA diz que projeto de lei de bioinsumos dá segurança jurídica aos produtores
Brasil vai ao Egito buscar espaço no mercado halal local
Com feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, bolsas não operam nesta 5ª feira