CNA: Pesquisa mostra visão dos produtores sobre armazenagem
O vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Mário Borba, afirmou que a pesquisa "Diagnóstico da Armazenagem Agrícola no Brasil" preenche a lacuna que faltava para compreender os motivos que impedem o produtor rural de ter uma estrutura de armazéns dentro da sua propriedade para comercializar seu grão em momentos mais oportunos.
Encomendada pela CNA, a pesquisa inédita foi realizada com produtores rurais de todas as regiões do Brasil e traça um perfil completo da armazenagem de grãos dentro das propriedades rurais. O estudo foi realizado pela Esalq-Log (USP) e ouviu 1.065 produtores rurais no final de 2022.
De acordo com a pesquisa, 61% dos entrevistados não têm infraestrutura de armazenagem na propriedade, enquanto 19,8% possuem armazém do tipo silo, convencional ou graneleiro. O estudo apontou também que 72,7% dos produtores ouvidos investiriam em armazéns mediante condições atrativas de crédito e taxas de juros. A pesquisa mostrou, ainda, que a armazenagem traz ganhos econômicos para a propriedade.
“É importante lembrar que, no Brasil, somente 15% das fazendas possuem armazéns. Melhorar esse cenário, conforme a visão dos próprios produtores, requer disponibilidade de crédito com taxas de juros atrativas, qualificação de mão de obra, investimento na infraestrutura de distribuição de energia e manutenção do sistema viário de transporte, o que inclui as estradas vicinais", afirmou Borba, que preside a Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA.
Para acessar o documento que traz a pesquisa, clique aqui .
0 comentário
Balança comercial do agro paulista tem saldo positivo de US$ 2,78 bilhões em outubro
Bom dia Agro 28/11/24 - Aprovação da lei dos bioinsumos, tensões entre França e BR, pronunciamento de Haddad e mercado da soja
Dólar dispara e se aproxima dos R$ 6,00 com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
CNA diz que projeto de lei de bioinsumos dá segurança jurídica aos produtores
Brasil vai ao Egito buscar espaço no mercado halal local
Com feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, bolsas não operam nesta 5ª feira