Defensivos agrícolas é o segmento do agro mais engajado em governança corporativa, por Rodrigo Capella
Os profissionais que trabalham nas empresas do segmento de Defensivos Agrícolas são os mais comprometidos com as questões relacionadas à governança corporativa. Na sequência, aparecem os colaboradores do setor de Maquinários e Implementos Agrícolas e, na terceira posição, os funcionários das empresas de Nutrição Animal.
Esse contexto foi apresentado por Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica - Comunicação e Marketing no Agronegócio, em trabalho de conclusão de curso do MBA em Agronegócios da USP/Esalq, com orientação da Profª. Dra. Alessandra de Cássia Romero.
Para a coleta de informações, o trabalho "Contribuições do marketing para a governança corporativa das empresas de agronegócio" contou com a realização de uma pesquisa, com a participação de 117 profissionais de marketing de agronegócio, de vários segmentos. Os setores de Defensivos Agrícolas, Maquinários e Implementos Agrícolas, e Nutrição Animal tiveram maior adesão, comprovando o notório interesse desses setores no tema governança corporativa.
De acordo com Capella, a pesquisa evidenciou que Defensivos Agrícolas é o único segmento que não apresenta déficit, quando comparamos a preocupação dos profissionais em cumprir as normas de governança corporativa com a realização de ações desses colaboradores para justificar a preocupação.
![Captura de tela 2023-10-17 112852](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/800x2000/captura-de-tela-2023-10-17-112852-5czLu.png)
“O cenário comprova o alto engajamento do setor de Defensivos Agrícolas com o tema governança corporativa. Os aspectos regulatórios e o crescente interesse da sociedade pelo processo produtivo são alguns dos impulsionadores”, explica o diretor geral da Ação Estratégica - Comunicação e Marketing no Agronegócio.
Já em Maquinários e Implementos Agrícolas, há um déficit de 7,5% e, no segmento de Nutrição Animal, o déficit é ainda maior, de 20%. Quanto maior o déficit, menor o engajamento em governança corporativa.
Outros segmentos do agro também foram convidados a participar da pesquisa, mas não tiveram adesão sólida, o que caracteriza um possível desinteresse pelo tema governança corporativa.
Relação da governança corporativa com o marketing – O trabalho também mapeou a possibilidade de marketing e governança corporativa atuarem de forma mais próxima, o que, para Capella, seria um forte estimulo para diminuirmos o déficit entre “preocupação em cumprir as normas de governança corporativa” e “realiza ou já realizou alguma ação efetiva para cumprir as normas”.
Para 92,3% dos respondentes, essa maior aproximação é possível e, para 63% dos participantes, ela poderá ocorrer em até 05 anos.
Capella avalia que esse cenário de maior aproximação tende a ser um impulsionador da realização de ações para cumprir as normas de governança corporativa. “O marketing amplia a visibilidade, agrega credibilidade às normas e confere transparência no momento da criação das mesmas”, finaliza o diretor geral da Ação Estratégica - Comunicação e Marketing no Agronegócio.
0 comentário
![Ep #03 - As iniciativas de inovação vão transformar ainda mais o agro do BR](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/capa-episodio-3-abag-6nNNQ.jpg)
Ep #03 - As iniciativas de inovação vão transformar ainda mais o agro do BR
![Agronegócio brasileiro é um grande fornecedor internacional de alimentos e o mundo busca por essa qualidade](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/capa-ccc-050824-qc3w6.png)
Agronegócio brasileiro é um grande fornecedor internacional de alimentos e o mundo busca por essa qualidade
![Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Lei do Desmatamento Zero da Europa, Newcastle, CNA, SENAR RS e Consumo de Carne](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/8eacc3e70a14629602f333986baf2191-NFPXc.jpg)
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Lei do Desmatamento Zero da Europa, Newcastle, CNA, SENAR RS e Consumo de Carne
![Agro e Prosa Episódio 804 - Mercado em expansão da Ovinocultura de corte](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/prosa-e-agros-yNFQd.jpg)
Agro e Prosa Episódio 804 - Mercado em expansão da Ovinocultura de corte
![ARP#349 - Indústria 4.0: influência da inovação na gestão agrícola](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/capa-2-grande-JOGPX.png)
ARP#349 - Indústria 4.0: influência da inovação na gestão agrícola
![Ep #02 - A nova era da conectividade no BR em pauta entre os líderes da ABAG](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/capa-episodio-2-abag-v7C2z.jpg)
Ep #02 - A nova era da conectividade no BR em pauta entre os líderes da ABAG