A importância do tratamento de efluentes na agroindústria

Publicado em 12/09/2023 11:41

Atuando há 30 anos no País, o Grupo Opersan entende a importância de preservar a água em busca de proteger as futuras gerações. Conta, para isso, com soluções e tecnologias voltadas para a agroindústria assim como para vários outros setores industriais, entre eles o automotivo, o têxtil e o alimentício.

No contexto da agroindústria, o tratamento adequado dos efluentes gerados é crucial. “Indústrias de fertilizantes, grãos, defensivos, áreas de produção de matérias-primas, como amônia, ureia e nitrogênio geram efluentes potencialmente tóxicos e que acabam contribuindo para a poluição dos recursos hídricos e do solo, pois são despejados in natura na natureza”, explica Diogo Taranto, engenheiro, especialista em gestão e tecnologias ambientais e diretor de desenvolvimento de negócios no Grupo Opersan. 

O especialista também observa que o Brasil está na vanguarda em se tratando de tecnologias ambientais e que há grandes empresas que possuem esse conhecimento, o que possibilita tratar adequadamente água e efluentes. No entanto, ainda de acordo com ele, a legislação ainda precisa evoluir. “A particularidade do agronegócio é que os contaminantes são pouco fiscalizados, ou seja, os contaminantes oriundos dos efluentes do agro precisam ter diretrizes mais assertivas”, sublinha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Grupo Opersan

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário