CNA divulga custos de produção de grãos e cana
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promove, na terça (12) e na quarta (13), os dois primeiros eventos do “Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro” para divulgar os custos de produção das atividades de grãos e cana-de-açúcar, respectivamente.
O evento de grãos será realizado na terça em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e o programa Duas Safras, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Carazinho (RS). Clique aqui para se inscrever.
Além da divulgação dos custos de produção de grãos (soja, milho, arroz, algodão, trigo, aveia, feijão e sorgo), a programação do encontro inclui palestras sobre financiamento privado no agro, gestão de riscos na agricultura, estratégias de comercialização e proteção de preços, tecnologias para arquitetar modelos de produção rentáveis, bases para agricultura conservacionista e a importância e perspectivas da cultura do milho.
Já na quarta (13), o circuito da cana-de-açúcar será promovido em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Alagoas), na Fazenda Santo Antônio, no município de São Miguel dos Campos (AL).
O evento terá debates sobre: análises dos custos de produção da atividade, comparando os dados entre regiões pesquisadas em 2023, o uso de fertilizante organomineral na produção de cana e o controle biológico de pragas. Ainda na programação, haverá uma visita técnica a campo para conhecer novas tecnologias voltadas ao setor produtivo.
Segundo o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, os eventos irão coroar as atividades do Projeto Campo Futuro em 2023. “Depois de uma jornada intensa de levantamentos dos dados de custo de produção das diversas atividades agropecuárias pelo país, chegou a hora de levar aos produtores conhecimento e informações para amparar as decisões no campo”.
Projeto Campo Futuro – A iniciativa é realizada pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com universidades e centros de pesquisa para levantamento dos custos de produção da agropecuária e geração de informação para o gerenciamento rural.
Neste ano, foram levantados os custos de produção de 34 atividades, divididas entre cereais, fibras e oleaginosas (soja, milho, arroz, algodão, trigo, aveia, feijão e sorgo), frutas (mamão, cacau e banana), hortaliças (alface, cebola, batata e pimentão), silvicultura (pinus, eucalipto e borracha), café (arábica e conilon), pecuária de leite, avicultura (corte e postura), suinocultura (independente e integrado – UT e UPL), aquicultura (tilápia, pangassius e camarão) e pecuária de corte (sistemas de cria, recria, recria e engorda e confinamento).
Confira a data dos próximos eventos do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro:
14/09 – Pecuária de corte e de leite/Goiânia (GO)
19/09 – Cacau/Altamira (PA)
20/09 – Café/Caconde (SP)
0 comentário
Coamo antecipa R$185,8 milhões em sobras
Aniversário do Inmet é marcado por nova reestruturação
Economista Pablo Spyer visita Sistema Famato e reforça potencial do agro
“O agronegócio é o novo Vale do Silício”, diz presidente do Sindicarne
CNA e federações do Norte se reúnem com presidente da FPA
Balança comercial do agro paulista tem saldo positivo de US$ 2,78 bilhões em outubro