Importações de óleo de palma pela Índia em junho devem subir 46% ante maio, dizem comerciantes
Por Rajendra Jadhav
MUMBAI (Reuters) - As importações de óleo de palma pela Índia em junho devem saltar 46% em relação ao mês anterior, para o maior nível em três meses, com os compradores aproveitando a queda nos preços ao menor nível em 28 meses para aumentar as compras, disseram cinco comerciantes à Reuters.
Uma recuperação nas compras do maior importador de óleo vegetal do mundo apoiaria os futuros de óleo de palma da Malásia e ajudaria os principais produtores, Indonésia e Malásia, a cortar estoques.
As importações de óleo de palma pela Índia subiram para 640.000 toneladas em junho, ante 439.173 toneladas em maio, segundo estimativas médias dos comerciantes.
As compras de maio foram as mais baixas desde fevereiro de 2021, já que o óleo tropical começou a ser negociado com prêmio em relação à soja e ao óleo de girassol nos últimos meses, levando os compradores a mudar para os óleos leves mais baratos.
A recente correção de preço tornou o óleo de palma competitivo novamente e encorajou os compradores a aumentar as compras para embarques em junho, disse Rajesh Patel, sócio-gerente da GGN Research, uma corretora e comerciante de óleo comestível.
Compradores asiáticos, sensíveis a preço, geralmente recorrem ao óleo de palma por causa do baixo custo e dos prazos de envio rápidos.
As importações de óleo de soja pela Índia em junho devem saltar 40% em relação ao mês anterior, para 445.000 toneladas, de acordo com os comerciantes.
Os compradores aumentaram a compra de óleo de soja em maio para embarques em junho, já que o óleo de palma estava sendo negociado com prêmio, disse Sandeep Bajoria, CEO do Sunvin Group, uma corretora de óleo vegetal e empresa de consultoria.
As importações de óleo de girassol do país em junho devem cair 19% em relação ao mês anterior, para 240.000 toneladas, disseram comerciantes.
A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.
(Reportagem de Rajendra Jadhav)
0 comentário
Relatório do USDA impulsiona preços da soja e do milho em Chicago enquanto arroba do boi tenta buscar forças na oferta restrita
Moratória da Soja enfrenta teste à medida que STF marca julgamento
Recordes históricos de exportações acendem sinal de alerta para fiscalização agropecuária
EUA atingem petróleo russo com as sanções mais duras até o momento
AO VIVO: PROGRAMA TEMPO & DINHEIRO
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Chuvas irregulares no Rio Grande do Sul e na até a primeira metade de janeiro levantam cautela entre produtores