Importação de óleo de palma pela Índia salta em março com descontos, dizem negociantes

Publicado em 05/04/2023 09:07

Logotipo Reuters

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI (Reuters) - As importações de óleo de palma pela Índia em março saltaram 28% em relação à mínima de oito meses alcançada em fevereiro, já que os descontos no produto levaram as refinarias a reduzir as compras de óleo de soja e óleo de girassol, disseram cinco comerciantes à Reuters na quarta-feira.

O aumento das importações de óleo de palma pela Índia, o maior importador mundial de óleos vegetais, pode ajudar a Malásia a reduzir seus estoques e sustentar os preços do óleo de palma, disseram os comerciantes.

As compras de óleo de palma pela Índia subiram para 750.000 toneladas no mês passado, acima das 586.007 toneladas importadas em fevereiro, de acordo com uma média de estimativas dos comerciantes.

As importações de palma aumentaram em março, com o óleo sendo negociado com desconto de mais de 150 dólares em relação ao óleo de soja e óleo de girassol no mês anterior e na primeira quinzena de março, o que levou as refinarias a aumentar as compras, disse Sandeep Bajoria, diretor executivo da corretora de óleos vegetais Sunvin Group.

As importações de óleo de soja em março caíram 27%, para 259.000 toneladas, enquanto as de óleo de girassol caíram 4%, para 150.000 toneladas, o menor nível em cinco meses, disseram os comerciantes.

As importações de óleo de soja caíram porque o prêmio do óleo em relação ao óleo de palma e de girassol aumentou devido a uma seca na Argentina, disse Rajesh Patel, sócio-gerente da GGN Research.

A produção de soja na Argentina, maior exportadora de óleo de soja do mundo, pode cair para 25 milhões de toneladas na safra 2022-2023, ante uma estimativa inicial de 48 milhões de toneladas, já que a seca reduziu os rendimentos.

A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia, e importa óleo de soja e girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

As importações de óleo de palma em abril e maio provavelmente cairão, já que o desconto do produto para os rivais caiu abaixo de 70 dólares por tonelada, ante 500 dólares no trimestre de dezembro, disse um negociante de Mumbai com uma casa comercial global.

"Os refinadores estão mudando para o óleo de girassol. Podemos ver uma boa quantidade de óleo de girassol chegando em abril e maio", disse o revendedor.

(Por Rajendra Jadhav)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário