ADM eleva perspectiva de lucro no ano após resultado do 3º tri superar expectativa

Publicado em 25/10/2022 13:49

Logotipo Reuters

Por Karl Plume

CHICAGO (Reuters) - A comerciante global de grãos Archer-Daniels-Midland divulgou nesta terça-feira seu maior lucro no terceiro trimestre já registrado, devido à grande demanda por grãos e oleaginosas e oferta apertada, e disse que os resultados do ano inteiro devem exceder as previsões anteriores.

Juntamente com a demanda, as fortes margens de processamento de soja mais do que compensariam a pressão de ganhos menores do etanol e de exportações de safras dos EUA mais reduzidas até o final do ano.

As ações da ADM atingiram uma máxima de seis semanas, já que os lucros superaram a estimativa de consenso dos analistas pelo 13º trimestre consecutivo.

Os resultados da ADM oferecem uma visão de como o agronegócio global resiste ao aperto nos estoques de grãos, altos preços de energia e cadeias de suprimentos emaranhadas após a invasão russa na Ucrânia em fevereiro.

Intermediários da cadeia de suprimentos, como a ADM, ganham dinheiro processando, comercializando e exportando grãos em todo o mundo. Eles tendem a prosperar quando crises como secas ou guerras provocam escassez em algumas regiões.

"Pelo que podemos ver aqui em um mundo muito incerto, temos uma perspectiva muito boa para 2023", disse o presidente-executivo Juan Luciano.

"Prevemos uma demanda resiliente por nossos produtos, um ambiente de forte margem de esmagamento, uma perspectiva positiva para amidos e adoçantes".

Luciano disse que o lucro anual ultrapassaria 7 dólares por ação, superando a previsão anterior da ADM de 6,50 dólares, apesar das margens menores do etanol e das interrupções nas exportações dos EUA devido ao baixo nível do rio Mississippi, uma artéria crucial para o transporte de grãos.

Os problemas de transporte reduzirão os volumes de exportação de soja dos EUA e transferirão mais exportações de milho para o início de 2023, acrescentou.

A ADM disse que o lucro operacional ajustado em seu segmento Ag Services and Oilseeds, sua maior divisão, saltou 74% no trimestre encerrado em 30 de setembro, enquanto o lucro do segmento Carbohydrate Solutions aumentou 45%.

O lucro líquido atribuível à ADM foi de 1,03 bilhão de dólares, ou 1,83 dólar por ação, comparado com 526 milhões de dólares, ou 0,93 dólar por ação, um ano antes.

Os resultados superaram a estimativa de consenso dos analistas de 1,39 dólar por ação.

(Reportagem adicional de Arshreet Singh em Bangalore)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário