BASF promove treinamento sobre boas práticas de pulverização agrícola no Rio Grande do Sul
Para reforçar o comprometimento com o uso correto e seguro das soluções agrícolas, a BASF organizou treinamento sobre boas práticas em pulverização agrícola. A iniciativa é resultado da parceria mantida entre a BASF e a EMATER/ RS - ASCAR. A capacitação ocorreu de forma remota no dia 30 de junho e presencial em 7 de julho, no município de Restinga Seca, Rio Grande do Sul, totalizando 12h de treinamento.
A iniciativa teve como objetivo realizar a capacitação de cerca de 50 extensionistas rurais, representando as 12 regionais da EMATER/RS. As aulas, foram ministradas pelo renomado pesquisador Dr. Hamilton Ramos, diretor do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas/SP e demonstraram a importância da correta escolha dos bicos de pulverização, a nova classificação dos equipamentos de proteção individual e emprego dos adjuvantes no campo.
A BASF segue rigorosamente as regulamentações globais, regionais e locais e está comprometida com as boas práticas agrícolas e sustentabilidade das lavouras, trazendo assim, recomendações de aplicação para herbicidas hormonais. Posto isso, o Eng. Agrônomo Miguel Manosso, que atua com Desenvolvimento de Mercado da BASF, apresentou as orientações sobre o uso correto de herbicidas hormonais Atectra® (Dicamba) e Facet® (Quinclorac). Estas tecnologias são voltadas para o o manejo eficiente dos cultivos.
Além disso, a BASF lembrou da importância das Instruções Normativas (IN) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Rio Grande do Sul que versam sobre o emprego dos herbicidas hormonais e que entrarão em vigor para os 497 munícipios gaúchos a partir de 31 de agosto de 2022.
“Encaramos com seriedade nosso compromisso com o uso correto e seguro das tecnologias utilizadas nas lavouras. Ficamos satisfeitos em poder construir o legado da agricultura com o apoio de uma grande instituição como a EMATER/RS. Nossa parceria, que iniciou em 2020, já proporcionou workshops virtuais e presenciais, onde conseguimos capacitar cerca de 100 extensionistas rurais que se tornaram difusores do conhecimento sobre o uso correto dos defensivos no campo. Esse resultado nos mostra que seguimos juntos para um só propósito”, comenta Alexandre Bos, gerente de Assuntos Regulatórios de Especialidades da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.
“A EMATER/RS tem realizado a capacitação constante de seu quadro funcional e a colaboração da BASF tem sido preponderante em áreas como a de Tecnologia de Aplicação. No Rio Grande do Sul, nossos instrutores já capacitaram mais de 6000 produtores desde 2019 e este resultado gera segurança na aplicação de defensivos para os aplicadores e para o ambiente, e o desenvolvimento desta ação com qualidade só é possível pelas parcerias interinstitucionais que desenvolvemos neste período“, relata Elder Dal Prá, Coordenador da área de Defesa Sanitária Vegetal da Emater/RS-Ascar.
0 comentário
Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil