Expo2020Dubai chega ao fim e Pavilhão Brasil atingiu mais 2 milhões de visitantes em 6 meses de exposição
Após seis meses de funcionamento, chegou ao fim nesta quinta-feira (31) a Expo 2020 Dubai, exposição universal que reuniu, em 4 mil m2, pavilhões de 192 países dispostos a mostrar ao mundo o que há de melhor sendo produzindo em seus territórios. Ao longo de todo o período de 182 dias de exposição, o Pavilhão Brasil recebeu um total de 2.123.953 visitantes, sendo 42.424 só no último dia.
Estiveram no Pavilhão Brasil, coordenado e idealizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (ApexBrasil), autoridades e investidores interessados em conhecer o que o país pode oferecer. Mais de 17 parceiros, entre órgãos de governo e estados, que expuseram seus feitos dentro do Pavilhão e que estiveram presentes em algum momento entre os dias 1° de outubro de 2021 e 31 de março de 2022.
A grandeza que envolve o megaevento, com centenas de estruturas metálicas e de construções criativas abrigando nações de todos os continentes, se reflete também nos resultados da participação brasileira. O Pavilhão Brasil esteve entre os cinco mais visitados, atraindo mais de 2,1 milhões de pessoas do mundo inteiro: divertiu crianças, fascinou adultos e abraçou famílias que viam ali um espaço acolhedor e cativante.
Comissário-geral do Brasil para a Expo 2020 Dubai, Elias Martins Filho, durante a cerimônia de encerramento
Vivendo nos Emirados Árabes Unidos há quase 20 anos, a chefe de Operações do Escritório da ApexBrasil, Karen Jones, acompanhou as tratativas da presença brasileira na Expo desde o início e, agora, ao fim dos trabalhos, aponta que o legado maior é a aproximação dos dois países, que trocaram experiências e informações. “Acho interessante o número enorme de delegações que vieram ao parque e também vieram para fazer agendas complementares no ambiente de Dubai. Eles tomaram consciência das oportunidades e receberam informações de como fazer negócios por aqui. A Expo foi muito além do parque de exposições, houve missões de vários setores e de vários estados que puderam aprender e conhecer mais sobre o país. Isso vai se desenvolver em relacionamento, em negócios e em parcerias futuras”, disse ela.
Itaipu
Nesta quinta-feira, a cerimônia de encerramento do Pavilhão Brasil reuniu autoridades da Itaipu Binacional, última expositora do espaço, e também autoridades como o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja. Ele falou sobre o que a Expo deixa de herança para os próximos anos: “Esse pavilhão ficará nas nossas mentes e é um patrimônio da representação do Brasil nos Emirados Árabes. Com o fim da Expo, não estamos desmantelando o pavilhão, estamos começando, estamos construindo uma nova etapa dessa relação, mostrando aos Emirados Árabes e a toda essa região a nossa força, nossa pujança, nossa capacidade, de renovação de ser alegre, de nos envolver. Não é um fim, ė uma continuidade da nossa presença nessa região”.
O comissário-geral do Brasil para a Expo 2020 Dubai, Elias Martins Filho, lembrou do processo que fez o Brasil integrar o evento, interrompido pelos impactos causados pela pandemia de covid-19, tornando a empreitada um desafio ainda maior. A edição de Dubai era para ter sido realizada em 2020, mas, devido às políticas sanitárias, foi adiada para 2021, terminando em 2022. Todavia, transformou-se em um marco: foi a primeira Expo a ser realizada na região do Golfo e a que mais reuniu países participantes.
Martins Filho ainda fez um balanço da participação brasileira, chamando a atenção para os brasileira nesse mega evento: “O Brasil é um veterano das exposições universais, participou da primeira, em Londres, em 1851, e vem participando ativamente de todas elas ao longo de sua história. Os governos brasileiros entendem da importância de uma exposição universal, veem essa exposição como um elemento de aproximação entre povos e uma oportunidade de conhecer novas tecnologias, novos desenvolvimentos, novos projetos… projetos e atividades essas que podem ser aplicadas no Brasil para o bem do nosso povo”.
Exposição da Itaipu sobre a água no pavilhão Brasil
A promoção da imagem do Brasil perante o mundo também esteve entre os objetivos da participação na Expo. O diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Roberto Escoto, ressaltou que a economia brasileira, assim como a nossa produção, são pujantes, mas sem deixar de serem sustentáveis. “Uma das missões da ApexBrasil, além de promover exportações e atrair investimentos, é a promoção de imagem. E a Expo é uma plataforma importante para a promoção da imagem do nosso país. Um país que tem uma economia pujante, um país produtivo e competitivo, mas que também é sustentável. Nós provamos isso aqui e mostramos isso ao mundo ao longo desses seis meses. Para isso, contamos com diversos ministérios, estados e empresas privadas que estiveram aqui presentes contribuindo para projetar a imagem do Brasil que todos nós nos orgulhamos. Saímos dessa exposição muito maiores do que entramos nela”, garantiu Escoto.
Fim em grande estilo
O encerramento da Expo 2020 Dubai contou com shows de artistas globais, como Christina Aguilera, Norah Jones e Yo-Yo Ma. Além do espaço das apresentações, a organização espalhou 20 telões por todo o território do evento, permitindo que todos assistissem às performances. A Cerimônia de Encerramento incluiu mais de 400 profissionais e voluntários de 56 países diferentes, com 745 figurinos criados especificamente para a festa. Quarenta membros de um coral infantil sediado nos Emirados Árabes Unidos apresentaram Ishy Bilady, o Hino Nacional dos Emirados Árabes Unidos, acompanhados pela Orquestra Firdaus feminina, conduzida por Yasmina Sabbah.
Também subiram ao palco o Expo 2020 World String Ensemble, um grupo de 16 talentosos músicos internacionais liderados pelo maestro Harout Fazlian, e a talentosa pianista italiana Eleonora Constantini, conhecida por muitos visitantes da Expo2020Dubai como a artista por trás do incrível show Flying Piano na Missão Possível – Pavilhão da Oportunidade.
Expo 2025
A próxima Expo está marcada para 2025, em Osaka, no Japão. O Brasil, tradicional participante das World Expos, já confirmou presença no mega evento.
ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil.
O portfólio de serviços da agência vai desde a preparação de inteligência de dados de mercado para conectar o investidor a autoridades de alto nível, oferecendo soluções para diversos setores da economia. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe. A ApexBrasil também organizará a participação brasileira na Expo 2025 Osaka.
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