Lucro da Agribrasil cai em 2021 com quebra do milho, mas cenário melhora em 2022

Publicado em 15/03/2022 14:22

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) – A Agribrasil reportou nesta quinta-feira uma redução de 60,6% no lucro líquido de 2021 ante 2020, para 9,12 milhões de reais, com a companhia que comercializa principalmente milho sofrendo o impacto da quebra de safra do cereal no país.

Mas o cenário é mais favorável para 2022, uma vez que há expectativa de aumento na produção de milho, cujo plantio está se desenvolvendo.

“Com certeza (o cenário é melhor), fazemos 70% de milho, e a safra crescendo de 86 para 115-120 (milhões de toneladas), isso nos beneficia muito”, afirmou o CEO da companhia, Frederico Humberg, à Reuters.

A safra brasileira do ano passado foi marcada pela grande quebra do milho, com uma redução da produção de 26 milhões de toneladas, diminuindo o volume de exportação em 15 milhões de toneladas, ou 40% do volume exportado, notou a Agribrasil em relatório.

Embora a menor oferta de milho tenha impactado negativamente resultados de “curtíssimo prazo”, trouxe efeitos “muito positivos para o futuro”: o aumento de preços motivou produtores a expandirem áreas plantadas do grão e a investirem ainda mais nas lavouras, destacou a empresa.

“A perspectiva para 2022 é de que vamos observar a maior safra de todos os tempos e exportação recorde: cerca de 40 milhões de toneladas, ou 100% de crescimento anual…”, afirmou.

Em 2021, apesar da quebra de safra de milho, a Agribrasil aumentou o volume faturado em 8,7% ante 2020, para 1,25 milhão de toneladas, sendo quase 900 mil toneladas de milho e 346,5 mil de soja.

A empresa ainda comercializou uma maior parte da originação no mercado interno, elevando o total para 312,4 mil toneladas, versus apenas 80 mil em 2020 –mas grande maioria dos negócios foi para exportação, ou 934 mil toneladas.

A receita líquida da companhia cresceu quase 60% em 2021, para 2,18 bilhão de reais.

Os negócios da Agribrasil deverão ser reforçados pela conclusão, em fevereiro deste ano, da compra de participação majoritária do Terminal Santa Catarina e da WRC Operadores Portuários.

Além disso, a companhia anunciou neste mês a aquisição de equipamentos e tecnologia para constituição da subsidiária Humberg Agribrasil Bioenergia, que deverá construir uma usina de etanol de milho em Mato Grosso.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário