Sistema CNA/Senar debate inovação para pequenos e médios produtores
O Sistema CNA/Senar participou da live “Como garantir a disseminação da inovação aos pequenos e médios produtores?”, realizada dentro do evento AGROtic 2021, na terça (4).
O objetivo foi debater formas de inserir os produtores na apropriação de sistemas tecnológicos e escala de produção, além de ganharem com aumento de produtividade e economia de custo.
Na opinião do coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, a assistência técnica é o principal motivador de adoção de tecnologias pelos produtores rurais. Ele destacou a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desde 2013.
“O primeiro passo para o produtor incorporar tecnologias na sua propriedade é ele ter a capacidade de avaliar o retorno financeiro que essa inovação vai trazer. Precisamos expandir a assistência técnica, sobretudo um modelo que leve em consideração a gestão, para democratizar a inovação no País”, disse.
Ferreira acredita que o principal legado positivo da pandemia para os produtores rurais foi aprender a trabalhar com dispositivos eletrônicos e internet. Segundo ele, essa tendência deverá permanecer e é importante saber utilizar as novas ferramentas, seja para capacitações, comercialização de produtos, etc.
Entre as iniciativas do Sistema CNA/Senar, Ferreira destacou o atendimento virtual oferecido pela ATeG durante a pandemia e o lançamento do aplicativo “Estante Virtual Coleção Senar”, que dá acesso ao conteúdo de mais de 170 cartilhas virtuais utilizadas nos treinamentos para a melhoria da produção agropecuária.
Outro avanço importante foi a criação da Câmara Agro 4.0 para a promoção de ações voltadas para a expansão da conectividade no campo e a utilização de tecnologias e serviços inovadores no meio rural. As iniciativas serão discutidas por quatro grupos técnicos: desenvolvimento, tecnologia e inovação; desenvolvimento profissional; cadeias produtivas e desenvolvimento de fornecedores e conectividade no campo.
“Precisamos unir esforços para que as tecnologias de inovação possam chegar aos pequenos e médios produtores brasileiros. Hoje, o maior investimento que o governo pode fazer é em conectividade”, disse Ferreira.
O AGROtic 2021 é um congresso virtual promovido pelo portal Tele.Síntese e pela ESALQtec. O evento reunirá importantes especialistas do setor agrário e de tecnologia digital para debates que têm como tema principal “As Tecnologias para a Produtividade e Conectividade do Campo”. O encontro acontece até o dia 6 de maio.
O debate também reuniu o gerente de negócios na área de agronegócios inteligente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Fabrício Lira Figueiredo, e o diretor da Coplacana, Roberto Rossi. O mediador foi o gerente executivo da EsalqTec, Sérgio Barbosa.
0 comentário
Pedidos de recuperação judicial de empresas do setor agro crescem no País
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa
Ações da Target caem 20%, com varejista dos EUA esperando estagnação das vendas na época de festas