Senar/MS auxilia produtora a gerenciar propriedade e estabelecer novos objetivos na apicultura
Diante de alguns percalços encontrados na atividade de apicultura, a produtora rural Rosana Cruz, de Selvíria, encontrou respostas junto à Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. Com o suporte no gerenciamento e planejamento de ações, ela superou desafios e passou a produzir mais mel, com menos colmeias. Esse é o case de sucesso do #TransformandoVidas desta semana.
“Eu conheço o Senar há muito tempo, através do Sindicato Rural, e já havia feito vários cursos. Decidi procurar a Assistência Técnica para melhorar a produção de mel. Foi tudo muito bom, porque a gente já tinha feito cursos, mas com a assistência a gente aprendeu a dividir as coisas, aprendi a somar o que compra, o que gasta, tudo com auxílio do técnico. Quando aprendemos como se faz as coisas, dá para ter um controle maior de tudo, na vida e nos negócios”, lembra a produtora, que atua na apicultura desde 2015.
Ao longo da atividade, ela encontrou alguns desafios e teve de fazer um replanejamento de suas ações. “Por exemplo, enfrentamos seguidos ataques de tatu canastra nas colmeias, que afetaram muito a produção de mel. Na época, eu tinha 25 caixas com enxames. Com o Senar, a partir de 2019, aprendi a gerenciar as crises e reorganizar as metas, com foco na produtividade e sustentabilidade”, detalha.
Hoje, Rosana possui 16 caixas em sua propriedade e tem novos objetivos para seu negócio. “Minha meta é aumentar para 20 caixas em 2021, com a certeza de que é possível produzir mais, com menos”, conta.
0 comentário
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul
Pedidos de recuperação judicial de empresas do setor agro crescem no País
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão