CNA participa de assinatura de cooperação entre Embrapa e Austrália para beneficiar o Semiárido
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (12), da assinatura de um Memorando de Entendimento entre o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, e o embaixador da Austrália, Timothy Kane, para a cooperação de pesquisa que vai beneficiar o Semiárido brasileiro.
A iniciativa tem como objetivo a troca de conhecimento entre a Embrapa e a Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation – CSIRO australiana e foi motivada a pedido da CNA, como forma de contribuir com o desenvolvimento de pastagens para a região, submetida às condições climáticas de restrição de chuva.
“O programa de melhoramento genético de forrageiras foi muito eficiente para produzir pastagens, mas o presidente da CNA, João Martins, sugeriu um esforço ainda maior de intercâmbio das pesquisas”, disse o presidente da Embrapa, destacando a importância do material genético disponível nos bancos de germoplasma do país estrangeiro.
Segundo Barbosa, “essa parceria vai possibilitar a cooperação para que sejam exploradas as possibilidades de introduzir materiais mais adaptados ao clima do Semiárido no Nordeste do Brasil, beneficiando agricultores, principalmente os mais pobres, que ficaram à margem do desenvolvimento”.
Para o embaixador da Austrália, a assinatura do documento representa a definição de uma estratégia prioritária para ambas as partes. “É uma ocasião muito importante, porque já estamos na América Latina - Colômbia e Chile - agora é o momento do Brasil”, comentou, lembrando que o primeiro passo será uma reunião com a CNA durante visita de representantes da CSIRO.
“Nesse sentido é necessário ter o memorando de entendimento antes de começar uma agenda mais impactante”, disse o embaixador.
“Podemos afirmar que a CNA está disponível para contribuir com a Embaixada da Austrália e com a Embrapa no que for necessário”, afirmou Pio Guerra, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Nordeste da CNA.
Guerra e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, estiveram presentes na assinatura do memorando representando a Confederação.
0 comentário
Coamo antecipa R$185,8 milhões em sobras
Aniversário do Inmet é marcado por nova reestruturação
Economista Pablo Spyer visita Sistema Famato e reforça potencial do agro
“O agronegócio é o novo Vale do Silício”, diz presidente do Sindicarne
CNA e federações do Norte se reúnem com presidente da FPA
Balança comercial do agro paulista tem saldo positivo de US$ 2,78 bilhões em outubro