Conab divulga lista de produtos contemplados pelo PGPAF em janeiro
Os agricultores que possuem financiamento junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) devem ficar atentos. Já está disponível a lista com o bônus de descontos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Neste mês, serão contemplados 14 produtos em diferentes estados brasileiros e valem a partir de 10 de janeiro até 9 de fevereiro, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU), na Portaria Nº 2, de 9 de janeiro de 2019.
O produto com maior desconto é o feijão caupi cultivado em Tocantins, com bônus de 68,24%, seguido do grão produzido em Mato Grosso (67,45%), a manga no Rio de Janeiro (55,36%) e a banana em Pernambuco (55,20%). Além destes três produtos, têm direito a descontos: abacaxi, açaí (fruto), amêndoa de babaçu, borracha natural cultivada, batata, amêndoa de cacau, cana-de-açúcar, mel, raiz de mandioca, sorgo e trigo.
O benefício é concedido sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados no PGPAF fica abaixo do preço de garantia, cujo principal parâmetro são os custos de produção elaborados pela própria Companhia. Esta é uma das ferramentas de execução do Pronaf que tem como objetivo financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.
Para saber o detalhamento completo da lista, com os percentuais e estados de cada produto contemplado, é só clicar aqui.
0 comentário
Balança comercial do agro paulista tem saldo positivo de US$ 2,78 bilhões em outubro
Bom dia Agro 28/11/24 - Aprovação da lei dos bioinsumos, tensões entre França e BR, pronunciamento de Haddad e mercado da soja
Dólar dispara e se aproxima dos R$ 6,00 com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
CNA diz que projeto de lei de bioinsumos dá segurança jurídica aos produtores
Brasil vai ao Egito buscar espaço no mercado halal local
Com feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, bolsas não operam nesta 5ª feira