Agricultura aprova incentivo ao cultivo combinado de peixes e plantas
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou o Projeto de Lei 10456/18, do senador Benedito de Lira (PP-AL), que incentiva a aquaponia para a produção de produtos aquícolas e agrícolas.
A aquaponia é um sistema de produção de alimentos que combina a criação de peixes e crustáceos com o cultivo de plantas em água (hidroponia) em um ambiente integrado. Pelo sistema é possível produzir diversos vegetais em pequenos espaços, não sendo necessário adubo, pois as fezes dos peixes mineralizam a água.
Pelo projeto, produtores que investirem na produção aquapônica terão direito a incentivos fiscais, prioridade na concessão e renovação de direitos de uso de recursos hídricos, preferência como fornecedor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O relator na comissão, deputado Josué Bengston (PTB-PA) retirou a previsão de crédito rural com juros diferenciados para esses produtores. “Se aprovado, esse privilégio caminharia na contramão do que se busca para o crédito rural: sua simplificação e a redução de seus custos operacionais”, justificou.
O texto prevê ainda programas de incentivo à aquaponia voltados à população urbana de baixa renda, envolvendo atividades de capacitação e mecanismos de apoio financeiro para compra de insumos e equipamentos.
0 comentário
Balança comercial do agro paulista tem saldo positivo de US$ 2,78 bilhões em outubro
Bom dia Agro 28/11/24 - Aprovação da lei dos bioinsumos, tensões entre França e BR, pronunciamento de Haddad e mercado da soja
Dólar dispara e se aproxima dos R$ 6,00 com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
CNA diz que projeto de lei de bioinsumos dá segurança jurídica aos produtores
Brasil vai ao Egito buscar espaço no mercado halal local
Com feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, bolsas não operam nesta 5ª feira