Técnica do Senar ganha prêmio por inovação na Assistência Técnica
A técnica de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Pará, Suzane Mendes Cardoso, venceu o Prêmio Rural Sustentável na categoria “Inovação na Assistência Técnica” com a introdução da apicultura no Sistema Agro Florestal no município de Paragominas. A lista de vencedores foi divulgada na quinta (6).
O Senar é a entidade responsável pela capacitação e assistência técnica do Projeto Rural Sustentável, cooperação técnica destinada a melhorar a gestão da terra e das florestas nos biomas Amazônia e Mata Atlântica por meio de adoção, adequação e utilização de tecnologias agrícolas de baixa emissão de carbono. A entidade atende produtores rurais do Pará, Bahia e Rondônia.
A iniciativa vencedora se chama “Abelha Verde” e atende 20 famílias de Paragominas por meio de técnicas de apicultura associadas à produção agrícola.
“Capturamos os enxames na área urbana e doamos para os produtores capacitados. Com isso, é feita uma interação entre as abelhas e às culturas agrícolas diversificando a produção e aumentando a rentabilidade do produtor”, conta Suzane.
Criado em fevereiro, o projeto de Suzane já rendeu frutos como a comercialização da produção de mel com rótulo próprio e a estruturação de uma casa para o produto, que segundo a técnica de campo, sairá do papel em breve. "Vamos ampliar nossa estrutura porque a cada dia, mais famílias querem participar do projeto.”
“Essa premiação mostra que o trabalho do Senar é sério e que estamos sempre em busca de melhorar a implantação de práticas sustentáveis para que o produtor tenha acesso ao que há de melhor em tecnologia de produção”, destacou Dácio Carvalho, coordenador do Projeto Rural Sustentável no Senar Pará.
O Projeto Rural Sustentável beneficiou quatro mil produtores rurais e promoveu 112 dias de campo nas Unidades Demonstrativas, ampliando conhecimentos sobre tecnologias sustentáveis, principalmente sobre Sistemas Agros Florestais (SAFs).
A premiação será realizada em uma cerimônia prevista para acontecer em Brasília em 2019 e será entregue pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um dos parceiros do Rural Sustentável.
0 comentário
Balança comercial do agro paulista tem saldo positivo de US$ 2,78 bilhões em outubro
Bom dia Agro 28/11/24 - Aprovação da lei dos bioinsumos, tensões entre França e BR, pronunciamento de Haddad e mercado da soja
Dólar dispara e se aproxima dos R$ 6,00 com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
CNA diz que projeto de lei de bioinsumos dá segurança jurídica aos produtores
Brasil vai ao Egito buscar espaço no mercado halal local
Com feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, bolsas não operam nesta 5ª feira