Serviço Geológico do Brasil e Embrapa apresentam mapa com potencial de uso de minerais como insumos agrícolas
Praticamente 100% das regiões cultivadas do País estão próximas a áreas com potencial de oferta de agrominerais como fonte de potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg). É o que mostra o trabalho Zoneamento Agrogeológico , realizado em conjunto pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e pela Embrapa, que também trata de outros insumos para a agricultura, como fósforo (P) e microelementos.
O estudo, em sua primeira versão, será divulgado na próxima terça-feira (4), às 9h, durante o Seminário Remineralizadores de Solos: Zoneamento Agrogeológico, na sede do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília.
O projeto surgiu a partir de uma demanda do grupo de trabalho interministerial que trata do tema remineralização, coordenado pelo MME.
O Brasil é altamente dependente da importação de matérias-primas para a formulação de fertilizantes. Além disso, esses produtos apresentam baixa eficiência em solos de países de clima tropical e subtropical.
Uma alternativa para aumentar a eficiência de uso de nutrientes nas condições brasileiras e reduzir importações é a utilização de agrominerais produzidos regionalmente. Também conhecido como “pó de rocha”, o remineralizador de solos aumenta a eficiência dos macronutrientes essenciais (nitrogênio, fósforo e potássio) e secundários (cálcio, magnésio e enxofre), além de, muitas vezes, disponibilizar micronutrientes muito importantes, como silício, manganês, ferro, zinco, cobre, selênio, entre outros.
Os pesquisadores Eder Martins, da Embrapa Cerrados, e Elias Prado, do SGB/CPRM, irão apresentar o trabalho conjunto das duas empresas públicas. Entre os resultados do projeto está um mapa com o cruzamento de informações sobre zonas de consumo de agrominerais e regiões com potencial de produção desses insumos.
O estudo mostra ainda que, a partir das informações geológicas disponíveis até o momento, há carência de oferta de agrominerais nas porções Centro-Sul do Mato Grosso e Noroeste da Bahia, o que demanda investimento em conhecimento para descoberta de agrominerais nessas áreas.
O seminário também contará com a apresentação do trabalho de pesquisa com agrominerais realizado em Irecê e Jaguarari, na Bahia, pela pesquisadora Alessandra Blaskowski, do SGB/CPRM, e palestra da doutora Ieda Mendes, da Embrapa Solos.
O consultor do SGB/CPRM Antonio Lício fará a última apresentação que vai trazer uma avaliação econômica do potencial de uso dos remineralizadores de solos. Produtores dos setores agrícola e mineral, gestores e técnicos que estiverem presentes ao evento terão, ao final, espaço para relatar suas experiências sobre o tema remineralização.
Serviço:
Evento: Seminário Remineralizadores de Solos: Zoneamento Agrogeológico
Data: 04/12/2018
Local: Auditório Térreo do MME, Esplanada dos Ministérios, Bloco U, Brasília/DF
As inscrições são gratuitas e devem realizadas através do email: [email protected] e telefone: (61) 2032-5681.
0 comentário
Bom dia Agro 28/11/24 - Aprovação da lei dos bioinsumos, tensões entre França e BR, pronunciamento de Haddad e mercado da soja
Dólar dispara e se aproxima dos R$ 6,00 com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
CNA diz que projeto de lei de bioinsumos dá segurança jurídica aos produtores
Brasil vai ao Egito buscar espaço no mercado halal local
Com feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, bolsas não operam nesta 5ª feira
Lei de Bioinsumos é aprovada na Câmara dos Deputados