Posicionamento das Entidades dos setor produtivo para a audiência pública da ANTT
A respeito da audiência pública da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) nesta terça-feira (9), as entidades do movimento Frete sem Tabela (www.fretesemtabela.org) reiteram que consideram inconstitucional a lei 13.703/18, sobre o tabelamento do frete, assim como os reajustes determinados às tabelas divulgadas anteriormente e ao estabelecimento de multas para supostos descumprimentos dessas normas.
Estabelecer multas e fiscalização sem critérios técnicos claros e à revelia da regulação da própria lei só aumenta a insegurança para empreender no Brasil. É intolerável que o contratante do frete seja responsabilizado por uma prática anticompetitiva dos transportadores, da mesma forma que é intolerável que o Procon ou a Anatel multem um consumidor frente um empresário.
Essas decisões apenas aumentam a insegurança jurídica do setor produtivo, prejudicando a comercialização de produtos e insumos e impactando o custo de alimentos para a população, levando a mais inflação conforme divulgado no último levantamento do IBGE. A competitividade nacional está em jogo, acentuando os entraves já conhecidos do setor logístico. Todos pagam um preço elevado pelo tabelamento: produtores, consumidores e até mesmo os transportadores, diante da movimentação de algumas empresas que ampliam ou montam frotas próprias.
O governo ainda cede a qualquer pressão, até mesmo de uma suposta nova paralisação, negada pelas próprias lideranças dos caminhoneiros. Nesse cenário, o setor produtivo não tem como aceitar esse aumento passivamente e continuará lutando para que essa medida equivocada seja revertida. O Supremo Tribunal Federal e o atual governo possuem instrumentos para remediar essa situação e evitar que o Brasil entre em 2019 com esse retrocesso corporativo. Não pequem por essa omissão.
0 comentário
Lei de Bioinsumos é aprovada na Câmara dos Deputados
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos