Cade aprova sem restrições aquisição da Amyris Brasil pela DSM
SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição da Amyris Brasil, do grupo de biotecnologia Amyris Inc, pela empresa de saúde e nutrição DSM, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
No texto, o Cade diz que a DSM comprará os ativos da Amyris Brasil, incluindo instalações em Brotas (SP) e ativos atualmente utilizados para fabricar e vender farneseno, uma molécula de hidrocarboneto extraída da cana, que pode ser transformada em vários produtos, para fabricar os óleos básicos utilizados nos lubrificantes.
Ainda segundo o Cade, as companhias apresentam, "como justificativa estratégica da operação, a redução dos custos de produção do insumo, o que permitirá a ampliação de sua utilização na fabricação de produtos que o tenham como base a expansão do mercado e o estabelecimento de melhores prática relativas à produção do farneseno".
Em seu parecer, o órgão antitruste disse que o negócio jurídico "consiste na substituição do atual player do mercado (Amyris) por uma nova entidade (DSM), não gerando sobreposição horizontal ou integração vertical".
Nesse sentido, o Cade comentou que o negócio não gera efeitos anticoncorrenciais no mercado brasileiro de biotecnologia.
(Por José Roberto Gomes)
0 comentário
Coamo antecipa R$185,8 milhões em sobras
Aniversário do Inmet é marcado por nova reestruturação
Economista Pablo Spyer visita Sistema Famato e reforça potencial do agro
“O agronegócio é o novo Vale do Silício”, diz presidente do Sindicarne
CNA e federações do Norte se reúnem com presidente da FPA
Balança comercial do agro paulista tem saldo positivo de US$ 2,78 bilhões em outubro