Instituto Biológico discutirá os desafios do agronegócio durante Reunião Anual
Os desafios do agronegócio serão discutidos durante a 30ª RAIB (Reunião Anual do Instituto Biológico), que será realizada de 6 a 9 de novembro de 2017, em São Paulo, Capital, na Sede do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Durante a solenidade de abertura da reunião, em 6 de novembro de 2017, às 15h, será realizada a comemoração dos 90 anos do Instituto Biológico. As inscrições para a RAIB podem ser feitas no link.
O objetivo do evento é proporcionar aos participantes inovações e tecnologias no agronegócio, favorecendo a reflexão sobre problemas e soluções para a agricultura brasileira. Na reunião deste ano, serão discutidos quatro temas: saudabilidade dos alimentos, como ser ativo em uma economia competitiva e inovadora estando em uma instituição pública de pesquisa, sustentabilidade no agronegócio e programas de certificações para prevenção da influenza aviária e erradicação da febre aftosa.
A programação inclui ainda uma mesa redonda sobre as dificuldades para avaliação dos parâmetros sobre a Capacidade de Campo Operacional no Brasil e a palestra “Um olhar sobre os profissionais da quarta revolução industrial”, que será ministrada por Fernando Nardo, da Spiral Desenvolvimento Organizacional e Treinamentos. A programação completa da 30ª RAIB pode ser acessada aqui.
90 anos do IB
O Instituto Biológico (IB-APTA) completa 90 anos de pesquisas ininterruptas em 26 de dezembro de 2017. Referência brasileira em pesquisas e prestação de serviços relacionados à sanidade animal e vegetal, o IB atua em programas fundamentais, muitos deles coordenados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para promover a sanidade, importante para o trânsito internacional de produtos agropecuários.
O Instituto mantém laboratórios e unidades de pesquisa em São Paulo, Campinas, Bastos e Descalvado. Atualmente, 137 projetos de pesquisa estão em andamento no Instituto Biológico, nas áreas de sanidade animal e vegetal, pragas urbanas e monitoramento de resíduos de agroquímicos. O Instituto conta com 101 pesquisadores científicos e 82 servidores de apoio.
De acordo com Antonio Batista Filho, pesquisador e diretor-geral do IB, a sanidade é estratégica para o Estado e para o Brasil. “Um dos maiores entraves para importação e exportação de produtos pelos países é a sanidade. O Instituto Biológico tem papel fundamental na realização de diagnósticos que mostram que os produtos paulistas e brasileiros estão livres de contaminação e podem ser exportados”, afirma.
Uma média de 585 diagnósticos por dia são realizados pelo IB com padrão internacional. Em 2016, o Instituto realizou o total de 200 mil diagnósticos na área de sanidade animal e vegetal. As amostras para os exames foram provenientes de 16 Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Espirito Santo, Ceará, Rio Grande do Sul, Maranhão e Bahia. “Esses diagnósticos constituem uma ferramenta básica para ações dos órgãos de defesa estadual e federal, com vistas a evitar a entrada ou circulação de pragas e doenças dentro do País”, explica Batista Filho.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o IB é um instituto estratégico para São Paulo e para o Brasil. “A sanidade é um fator chave para importação e exportação de produtos agropecuários, por exemplo, e fundamental para o sucesso do agronegócio. O IB, ao longo desses 90 anos, tem realizado pesquisas e diagnósticos importantes e trabalhado para inovar, uma recomendação do governador Geraldo Alckmin”, afirma.
SERVIÇO
30ª RAIB (Reunião Anual do Instituto Biológico)
Data: de 6 a 9 de novembro de 2017
Local: Instituto Biológico
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 125, São Paulo – SP
Programação: https://eventos2.fundepag.br/EventoTopico.php?id_evento=540
Inscrição: https://eventos2.fundepag.br/pagina.php?link=033a462255695321546006390a31
0 comentário
Após queda nas exportações de carne de frango por embargos, RS deve ver estabilização em 2025, diz liderança
Ministério da Agricultura publica ato normativo que garante isonomia regulatória em processo de reavaliação de defensivos agrícolas
Caso Carrefour: para Ricardo Santin, falas problemáticas estão no contexto da possibilidade de acordo entre União Europeia e Mercosul
Uso do DDG na avicultura de corte é vantajoso, segundo especialista, mas ainda incipiente
Parceria entre empresas digitaliza 100% das suas operações de Barter, promovendo eficiência e transparência no agronegócio
Pesquisa da Fiesp aponta que custo elevado do seguro agrícola é principal entrave para contratação do serviço