Conservação dos solos agropecuários passa a ser função do Governo Nacional na Argentina
Por meio de uma resolução publicada hoje no Diário Oficial, o Ministério da Agroindústria da Argentina criou o Observatório Nacional de Solos Agropecuários, para sistematizar e organizar as informações para permitir a tomada de decisões e a geração de políticas públicas dirigidas à conservação dos solos e à melhora da produtividade.
A Agroindústria sinalizou que é obrigação do Estado "procurar que o uso e o manejo dos solos seja feito sem comprometer suas propriedades básicas, estimulando e possibilitando a aplicação de técnicas de manejo adequadas e de conservação, de maneira a assegurar o direito das gerações futuras de fazer uso desse recurso".
Para este projeto, foram destinados AR$3,1 milhões que serão utilizados para desenvolver a metodologia para o monitoramento a campo e digital dos estados dos solos agropecuários segundo as diferentes regiões do país e suas características particulares.
O Observatório também irá elaborar e atualizar cartografia de solos, mapas temáticos, funcionais e de sistemas utilitários, além de diagnósticos regionais sobre o estado dos solos e a análise dos efeitos das diferentes práticas agrícolas sobre a conservação dos solos agropecuários.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes