Por estiagem União do Sul (MT) decreta situação de emergência
A prefeitura de União do Sul, município a 689 km de Cuiabá, decretou situação de emergência por causa da falta de chuva na região. Segundo o decreto, publicado na quarta-feira (13) no Diário Oficial do estado, a estiagem provocou perdas significativas nas lavouras e, por consequência, reduziu a arrecadão do município. A cidade fica na reigão norte do estado e tem 3.760 habitantes.
De acordo com o secretário de agricultura do município, Dirceu Osvaldo Rodrigues, não chove na região há cerca de dois meses. "A falta de chuva já começou a mexer no bolso da população. Com a estiagem ninguém colhe, sem colher ninguém tem dinheiro para gastar", afirmou.
A prefeitura justifica o decreto pela necessidade do restabelecimento da normalidade e da preservação do bem-estar da população e as peculiaridades da região.
No documento, a prefeitura alega que a economia do município gira em torno da setor da agropecuário, particularmente da agricultura, e que a falta de chuva trará impactos na situação social e econômica do município.
Segundo dados da prefeitura, a colheita de soja da sofra 2015/2016 sofre interferência da estiagem precoce, com redução real em torno de 30% da produtividade. A colheita de outro grão também foi prejudicada. Em relação à média dos últimos anos, a produtividade do milho caiu 80% no município. Em algumas lavouras do grão, a prefeitrua alega que houve perda total na hora da colheita.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - MT.
0 comentário
Pedidos de recuperação judicial de empresas do setor agro crescem no País
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa
Ações da Target caem 20%, com varejista dos EUA esperando estagnação das vendas na época de festas