MPF/SP pede imediata proibição do fungicida com princípio ativo captan

Publicado em 16/11/2015 14:43

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) requereu à Justiça a imediata proibição dos agrotóxicos que contêm o princípio ativo “captan” em território brasileiro. Segundo o MPF/SP, em testes o fungicida causou câncer em ratos e camundongos, sendo considerado um possível carcinógeno para seres humanos.

O fungicida é indicado para aplicação foliar nas culturas de abacaxi, alho, batata, cebola, citros, gladíolo, maçã, melão, melancia, pepino, pera, pêssego, rosa, tomate e uva. O princípio ativo também é indicado para tratamentos de sementes de alfafa, algodão, amendoim, feijão, melancia, melão, milho, pepino, sorgo, trigo e soja.

Conforme o MPF/SP, além das características cancerígenasconstatadas nos roedores, “novos estudos afirmam que o Captan provoca alterações no material genético de outras espécies, bem como efeitos negativos sobre a reprodução, como mortalidade e deformidades em embriões”.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário